Espaço do Conhecimento UFMG promove sessões do Planetário adaptadas ao público no espectro autista

Espaço do Conhecimento UFMG promove sessões do Planetário adaptadas ao público no espectro autista

Atrações visam ofertar uma experiência sensorial e acessível pelo universo da astronomia, nos dias 21 e 28/09, às 16h

O Espaço do Conhecimento UFMG realiza em setembro sessões gratuitas de Planetário voltadas especialmente para o público no espectro autista, no âmbito do projeto Sessão Netuno. Com som ajustável, linguagem adaptada e iluminação suave, as exibições são um convite para celebrar os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão e democratizar o acesso à educação, ao lazer e à ciência. O objetivo é assegurar a participação e a presença de diferentes corporeidades, modos de existir e identidades no ambiente museal.

Durante a atividade, que será realizada em sua primeira edição neste domingo,  21 de setembro, às 16h, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes responsáveis poderão aproveitar a sessão Era uma vez no céu: Andrômeda e Perseu, para conhecer estrelas, constelações e planetas facilmente identificáveis da superfície terrestre, por meio de uma contação lúdica de histórias.

Já no dia 28 de setembro, às 16h, a sessão O céu da Região Metropolitana de BH, com foco no público adolescente, adulto e idoso, apresentará o céu noturno do dia da visita ao Planetário, incentivando os visitantes a resgatarem o hábito de observar os astros a olho nu.

“O projeto Sessão Netuno nasce como um espaço adaptado, acolhedor e encantador, pensado para pessoas autistas e suas famílias. Aqui, ninguém está fora da órbita”, ressalta a estudante de Relações Públicas da UFMG Yasmin Soares, pessoa no espectro autista e bolsista de acessibilidade do museu.

Para participar, é necessário retirar ingressos individuais e gratuitos na recepção do Espaço do Conhecimento, no dia de cada exibição. Serão disponibilizadas 35 vagas por sessão, preenchidas mediante ordem de chegada.

Planetário
No Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, localizado no quinto andar do prédio, o público tem uma visão de 180º x 360º: em um domo de nove metros de diâmetro, todo o ambiente se transforma em uma espécie de cinema imersivo com cadeiras reclináveis e sala climatizada, gerando sensação de profundidade e total envolvimento. A Sessão Netuno (Sessão Azul) é uma experiência sensorial, criada especialmente para o público autista de todas as idades, que faz parte da programação do Setembro da Inclusão no Espaço do Conhecimento.

Serviço Sessão Netuno no Planetário – Era uma vez no céu: Andrômeda e Perseu Datas: 21 de setembro (domingo) Horário: 16h

Sessão Netuno no Planetário –  O céu da Região Metropolitana de BH

Data: 28 de setembro (domingo)

Horário: 16h

Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários – Belo Horizonte- MG)

Foto: Vitor Amaro