Espaço do Conhecimento UFMG retoma observações no Terraço Astronômico e lança documentário sobre atividade mineradora

Espaço do Conhecimento UFMG retoma observações no Terraço Astronômico e lança documentário sobre atividade mineradora
Observações no Terraço voltam no sábado, 4 de junho; lançamento do Documentário Inconfidências será domingo, Dia Mundial do Meio Ambiente

Após mais de dois anos, o Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG retomará suas atividades a partir deste sábado,  4 de junho, com o objetivo de  permitir que o público reconheça  as constelações no céu. A atividade é conduzida pela equipe do Núcleo de Astronomia do museu. A atividade é  gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção no dia do evento.

A cada 15 minutos, um grupo de 10 pessoas terá acesso ao Terraço para observar nos telescópios e tirar dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade. Serão distribuídas 70 senhas individuais a partir de 17h30 na recepção do museu, por ordem de chegada. É recomendado chegar mais cedo: “por  se tratar de  uma atividade muito disputada, as pessoas formam fila antes do horário para pegar o bilhete”, ressalta Nathália Fonseca, doutora em Física e assessora do Núcleo de Astronomia do museu.

A observação noturna dos astros é uma das mais tradicionais atividades que o Espaço do Conhecimento UFMG oferece. Nathália Fonseca destaca: “estamos retomando a atividade de observação do céu noturno de forma muito especial, observando o aglomerado Estelar Caixinha de Joias, que tem relação direta com a exposição virtual Sertão Mundo. As principais constelações e astros da noite poderão ser observados a olho nu e através de telescópios, com o acompanhamento e explicações por membros da equipe do Núcleo de Astronomia”, explicou.

O  Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG conta com dois telescópios e um teto retrátil, “assim, o público poderá novamente contemplar dois objetos diferentes na mesma noite. É possível, por exemplo, ver a Lua e um planeta em uma única visita ao museu”.

Atualmente, o Espaço do Conhecimento tem três telescópios, sendo o maior deles do tipo refletor, ou seja, o elemento principal que capta a luz do objeto é um espelho, e o menor do tipo refrator, cujo elemento principal é uma lente. Além deles, um terceiro telescópio é colocado no terraço durante a observação aos domingos, exclusivamente para observação do Sol. Ele conta com um filtro especial que permite observar detalhes da superfície solar sem causar danos à visão.

Observações solares

Nos dias 12, 19 e 26 de junho, a partir das 11h, também será retomada a atividade gratuita de observação do Sol. A atividade é gratuita e também será ofertada a grupos reduzidos de 10 pessoas a cada 15 minutos. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção – serão distribuídas 70 –  a partir das 10h.

 

Documentário Inconfidências que aborda  a atividade mineradora em Minas Gerais

No dia 5 de junho, às 10h30 e às 12h30, o Espaço do Conhecimento UFMG lançará, em seu Planetário, o Documentário Inconfidências, que abordará a atividade mineradora em Minas Gerais. A atividade contará com duas sessões gratuitas ao público e, ainda, uma roda de conversa com os envolvidos na produção, que poderá ser vista também no Canal YouTube do museu.   O documentário corrobora com as pautas dessa data e chama a atenção para a mineração em Minas Gerais. A  produção foi viabilizada com recursos do Edital Arte e Cultura, do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh).

 

O Documentário Inconfidências é fruto do trabalho produzido pelo Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG, dirigido por Maurício Gino, coordenador do Núcleo e professor da Escola de Belas Artes da UFMG. Propõe uma reflexão sobre a atividade mineradora no estado de Minas Gerais e seus impactos ao longo dos anos. O filme foi feito em formato fulldome, para exibição no Planetário do museu. Com início no segundo semestre de 2019, a produção contou com a gravação de depoimentos e com a colaboração da fotógrafa Valéria Amorim, que acompanhou por anos o desastre da Samarco e cedeu as fotos de seu trabalho.

 

Maurício Gino explica que “trata-se de um documentário composto por múltiplas vozes. Partindo de uma perspectiva histórica sobre a atividade minerária no nosso Estado, o filme se articula pela fala de diversos profissionais, como professores, ambientalistas, geólogos, historiadores e agentes públicos. Assim, os impactos da mineração no nosso território são apresentados, oferecendo uma base para reflexão sobre o futuro que queremos para a atividade em Minas Gerais. Além disso, seu lançamento não poderia ocorrer em momento mais oportuno, uma vez que estamos em meio às discussões sobre a mineração na Serra do Curral e à ampliação de licenças de mineração em Mariana e Congonhas, concedida pelo Governo do Estado”, alertou o diretor.

 

Para Sibelle Diniz, diretora científico-cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, o documentário é de grande atualidade e relevância para a discussão da economia e da sociedade mineiras: “A produção do documentário reforça os compromissos da UFMG com os debates sobre sustentabilidade, incluindo os contextos dos territórios minerários. Além disso, o filme abre a discussão sobre as possibilidades alternativas de desenvolvimento em nosso estado.”

 

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente se pauta como uma mobilização global de sensibilização e ação para os desafios ambientais da atualidade. Sua comemoração, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ONU), com o envolvimento de milhões de pessoas de todo o mundo. Em quase cinco décadas, milhões de pessoas participam da data, ajudando a impulsionar mudanças e a motivar a política ambiental nos níveis regional, nacional e internacional. Cada comemoração se concentra em um tema específico, que abrange questões como desmatamento, mineração, poluição marinha, aquecimento global, consumo sustentável, crimes contra a vida selvagem, entre outros.

 

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Fotos: Vitor Amaro

Serviço:

Lançamento do Documentário Inconfidências + roda de conversa com realizadores + duas sessões gratuitas no Planetário

Data: 5 de junho – domingo

Horário: 10h30

Local: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte)