Estação Juventude: Prefeitura incentiva capacitação de jovens e oferta cursos gratuitos

Estação Juventude: Prefeitura incentiva capacitação de jovens e oferta cursos gratuitos

Criar oportunidades para que os jovens de Contagem possam se inserir no mercado de trabalho e/ou gerar renda tem sido um dos compromissos da Prefeitura de Contagem. Nesse contexto, a Estação Juventude oferece oficinas profissionalizantes, totalmente gratuitas, promovendo o acesso aos direitos de trabalho, renda e inclusão social.

Em janeiro foram oferecidas oficinas de tranças e libras com o objetivo de qualificar jovens, proporcionando o aprendizado de habilidades básicas que contribuem para a inclusão social, para o desenvolvimento de um projeto de vida e a preparação para o mercado de trabalho formal.

Os cursos tiveram início no dia 9/1, com mais de 50 vagas abertas a jovens cujo desejo é atuar como trancistas e intérpretes de libras. Os cursos foram uma realização conjunta entre a Prefeitura de Contagem e o Instituto Promover (Iphac).

Marbelle da Silva, 26, moradora do Industrial, destacou a relevância da oficina de tranças para a sua qualificação profissional. “Já trabalho como auxiliar de salão e tenho o sonho de trabalhar com cabelo cacheado. Vim fazer a oficina de tranças, com o objetivo de qualificar em penteados e tranças, uma oportunidade muito bacana, saímos no final de janeiro com mais aprendizado e tenho certeza que trará muitos frutos”.

O jovem Adrian Augusto Braz de Almeida, 15, também participou da oficina de tranças. Segundo ele, a oficina foi uma excelente oportunidade para quem deseja se capacitar e trabalhar na área de trança. “No curso foram apresentadas as técnicas de tranças, as particularidades e possibilidades de cada cabelo, além das variedades de estilos e técnicas”.

Para a jovem Hellen Regiane Nepomuceno de Macedo, 17, o curso de libras foi uma grande chance de dar continuidade aos seus estudos. “Estudava libras em casa e vi nesse curso uma forma de aperfeiçoar meus conhecimentos a partir de um ensino presencial. Tenho interesse em incluir pessoas com deficiência auditiva, principalmente na minha igreja, um curso bastante avançado. Foi uma ótima escolha que fiz estar aqui em janeiro”.

Estação Juventude 

A Estação Juventude” está localizada na avenida João César de Oliveira, 174, e recebe mais de 400 jovens por mês. Ela foi construída por meio de convênio do Programa “Mais Direitos Humanos”, promovido pela Prefeitura de Contagem em parceria com o Instituto Promover (Iphac).
O local possui sala de danças e lutas; estúdio de gravação de músicas e estúdio de podcast; sala de computadores; salas de coworking, auditórios e espaços para apresentações culturais; salas multiuso para oficinas; equipe multiprofissional e atendimento psicossocial (psicólogo e assistente social).

Para participar das oficinas que são ofertadas ao longo de todo ano, os jovens podem acessar o link que está disponibilizado nas redes sociais do JuvContagem (instagram.com/juvcontagem)

Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 17h;
Endereço: Av. João César de Oliveira, 174, JK

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. RONNIE VON/PMC

Autor: Isabela Melo / Edição: João Cavalcanti