Estudantes de Minas Gerais já podem se inscrever em torneio nacional de Xadrez; competição viaja o Brasil para encontrar o melhor jogador do país.

Estudantes de Minas Gerais já podem se inscrever em torneio nacional de Xadrez; competição viaja o Brasil para encontrar o melhor jogador do país.

Vencedor será premiado com NFT e viverá experiências com blockchain e metaverso. Competição viaja o país para encontrar o melhor enxadrista do Brasil

A Inkluziva, fintech social e educacional colaborativa baseada em redes descentralizadas e regenerativas, está recebendo inscrição de estudantes de Minas Gerais para o seu 1º Torneio Inkluziva de Xadrez Escolar. Podem participar alunos de 6 a 21 anos, desde que matriculados no sistema de ensino. Os jogos serão online na plataforma CHESS.COM. A partida acontece no dia 16 de setembro, sábado.

As inscrições encerram-se em 14 de setembro, quinta-feira, às 17h, e contemplam jogadores de toda região Sudeste — Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Depois, o 1º Torneio Inkluziva de Xadrez Escolar passará pelo Centro-Oeste, com final presencial em Brasília, em novembro. Neste caso, os finalistas terão as despesas com passagem, estadia e alimentação pegas pela Inkluziva, conforme o Regulamento da competição.

O Torneio Inkluziva funciona assim: cada etapa regional classifica cinco jogadores, e cada categoria classifica um atleta para a grande final. Como premiação, os jogadores ganharão NFTs com certificado de participação. Os colocados em primeiro lugar nas etapas regionais ganharão troféus que também serão entregues na grande final. Os vencedores finais levarão NFT personalizado com registro da última jogada da partida.

A seletiva já passou pelas regiões Norte, Nordeste e Sul. Foram quase 400 inscritos nas primeiras etapas, que já definiram os 5 representantes de cada região nas categorias pré-mirim, pré-infantil, cadete, juvenil e adulto, para a grande final.

O objetivo da fintech Inkluziva com a competição é promover o jogo de xadrez no ambiente escolar como complemento ao processo de aprendizagem cognitiva, social e emocional. “O xadrez, além de ser um jogo de estratégia milenar, é também uma valiosa ferramenta educativa, comprovadamente benéfica para o desenvolvimento cognitivo e habilidades sociais dos alunos”, explica Carlos Jacobino, sócio-fundador da Inkluziva.

As inscrições podem ser feitas no site https://inkluziva.org/xadrez-escolar. Basta preencher o formulário e enviar a documentação solicitada (certidão de nascimento ou RG, comprovantes de endereço e matrícula em instituição de ensino). O regulamento completo pode ser acessado clicando aqui.

Calendário:

Norte – competição prevista para 14/5 – online (já realizada)

Nordeste – competição prevista para 17/6 – online (já realizada)

Sul – competição prevista para 15/7 – online (já realizada)

Sudeste – competição prevista para 16/9 – online

Centro Oeste – competição prevista para 4/11 – online

Etapa Nacional (Final) prevista para 25/11 em Brasília