Estudo da UFMG busca voluntários para avaliar serviços de jogos em nuvem

Estudo da UFMG busca voluntários para avaliar serviços de jogos em nuvem

Pesquisa desenvolvida no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG está buscando voluntários para participarem de avaliação dos jogos oferecidos em nuvens, como Xcloud e GeForce Now. O estudo é desenvolvido pelo estudante de doutorado Daniel Henriques Cézar Miranda Soares, com o objetivo de analisar a qualidade de experiência (QoE) dos jogadores ao final do jogo. Interessados devem acessar o formulário de inscrição e agendar o horário e data desejados. No momento do jogo, é necessário seguir o roteiro da tela e todo o procedimento será acompanhado pelo doutorando.

 

Para a pesquisa, foi montada uma bancada com os equipamentos necessários aos voluntários no Laboratório Wireless Networks (WINet), sala 2302, localizado no prédio do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, campus Pampulha. O procedimento está automatizado, podendo o voluntário jogar várias partidas de três minutos cada. “Esperamos propor um modelo para avaliar a qualidade dos serviços de jogos em nuvem e, assim, proporcionar acesso gratuito a jogos de qualidade na nuvem”, explica Daniel. A evolução do estudo conseguirá propor melhorias no serviço de jogos em nuvem e, desta forma, possibilitar que os usuários de jogos virtuais joguem sem custos extras e tenham experiências melhores e mais satisfatórias.

 

Os jogos disponíveis são o Half-Life 2, Spelunky e F.E.A.R. É possível agendar para jogar por 15, 30, 45, 60 ou 120 minutos.