Evento para alunos de escolas públicas traz Mari Maria como uma das atrações no Mineirinho

Evento para alunos de escolas públicas traz Mari Maria como uma das atrações no Mineirinho

Inscrições para o “Sebrae XP: Empreendendo Sonhos”, que incentiva e valoriza a educação empreendedora, se encerram nesta terça-feira (3/10) 

Na próxima quarta-feira (4/10), Belo Horizonte vai receber o Sebrae XP: Empreendendo Sonhos, evento de inclusão social e incentivo à educação empreendedora voltado para jovens de escolas públicas da capital e Região Metropolitana. O encontro será realizado no Mineirinho, das 7h às 17h, com a expectativa de reunir 25 mil estudantes e profissionais da educação, que poderão acompanhar nomes badalados da internet e do mundo acadêmico. O evento é uma iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. As inscrições se encerram na terça-feira (3/10) e devem ser realizadas pela escola neste link.

Entre os nomes já confirmados estão a influenciadora digital e youtuber Camilla de Lucas, que vai mostrar aos estudantes como a internet pode ser uma ferramenta de realização pessoal e profissional. Outro influenciador que também irá inspirar os jovens com a sua carreira na internet é Jon Vlogs, renomado criador de conteúdo de jogos/estilo de vida que alcançou sucesso nas redes.

Referência na indústria de cosméticos brasileira, mãe e influenciadora, Mari Maria vai mostrar aos jovens como é possível transformar a paixão em maquiagem em profissão. CEO da Mari Maria Makeup, uma marca que é sucesso nas redes sociais, ela irá apresentar a sua jornada e conquistas na atividade.

Empreendimento off-line

Na programação do Sebrae XP: Empreendendo Sonhos, os participantes também vão conhecer histórias de pessoas que são sucesso na mundo off-line. O evento pretende incentivar os alunos a desenvolverem o potencial empreendedor e mostrar que eles são capazes de alcançar seus sonhos e objetivos de vida em qualquer plataforma. Esse é o caso da pesquisadora e cientista Jaqueline Goes, que ficou mundialmente conhecida por mapear os primeiros genomas do coronavírus no Brasil em 48 horas.

O evento também terá a presença da estudante de Engenharia Mecatrônica Mariana Milena, mineira que descobriu cinco asteroides e é colaboradora de agências espaciais. Outra atração será o professor universitário, escritor, apresentador e jornalista Tio Flávio, que desenvolve importantes ações sócio-educativas.

Mais informações sobre a programação completa no site do evento.

Impacto real

A educação empreendedora vem ganhando força nas últimas décadas. A atividade tem como um dos objetivos tornar a experiência de aprendizagem significativa para a vida dos alunos, trazendo motivação e inspiração para que se tornem jovens empreendedores. Uma das instituições que integram o evento é a Escola Municipal Secretário Humberto Almeida, da região Norte de Belo Horizonte, que vem colhendo os frutos desta metodologia.

Os monitores da escola participaram, nos meses de março e abril deste ano, do programa do Sebrae Minas de capacitação Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A partir da orientação, os estudantes escreveram um projeto que envolveu toda a comunidade escolar para resolver um problema real.

Localizada próxima aos ribeirões Isadora e Onça, a escola tem uma área abandonada que sofre com inundações em períodos chuvosos, provocando o acúmulo de lixo. Atualmente, está em andamento o projeto Parque Ciliar do Ribeirão Onça, que pretende recuperar, revitalizar e melhorar a qualidade de vida na região.

Para contribuir com a transformação do local, os estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Secretário Humberto Almeida tiveram a ideia de encaixar o projeto de Educação Empreendedora nessa ação socioambiental maior.

Pensando na ideia de que a população do entorno e a escola deveriam se apropriar desse espaço, construíram um projeto utilizando a tecnologia do jogo Minecraft para criar um parque ideal, que contempla 1,5 km do entorno da escola, a partir de 15 intervenções. Por meio do protagonismo dos alunos, conseguiram também captação de orçamento junto com a coordenação da escola e, até mesmo, contaram com recursos da ONU.

De acordo com o professor e monitor do Programa Escola Integrada (PEI) Cláudio Reis, o projeto está em fase inicial, com algumas das 15 propostas sendo implementadas, como o cercamento e a delimitação da área. O projeto prevê, ainda, a criação de vários ambientes, como uma fazendinha com animais da comunidade, pomar com horta vertical, tradicional e hidropônica, biblioteca, camping, quadra, pista de skate, entre outros.

“No início do JEEP, achávamos que empreender era apenas para negócios, mas entendemos que vai muito além disso. A capacitação mostrou para esse grupo de estudantes de 11 a 13 anos como fazer para colocar uma ideia em prática. Hoje eles são capazes de transformar qualquer ideia em realidade”, destaca Cláudio Reis.

Sebrae XP – Empreendendo Sonhos

Data: 4/10 (quarta-feira)

7h às 11h – alunos de escolas públicas do Ensino Médio

13h às 17h – alunos de escolas públicas Fundamental II

Local: Mineirinho – Avenida Antônio Abrahão Caram, 1000, São José

Inscrições até o dia 3/10:  empreendendosonhos.sebraemg.com.br/