FECAP lança curso gratuito e online para educadores

FECAP lança curso gratuito e online para educadores
“Introdução ao Ensino por Competências e Objetivos de Aprendizagem” dá direito a certificado aos participantes

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) está lançando um novo curso online e gratuito, com direito a certificado. “Introdução ao Ensino por Competências e Objetivos de Aprendizagem” é voltado a profissionais da Educação que queiram se especializar.

Com 2 horas aula de duração, o curso apresentar os conceitos fundamentais do ensino por competências, uma metodologia que se opõe à educação tradicional de ensino por disciplinas, dando mais importância à proficiência que ao tempo em sala de aula, e avaliando o progresso do aluno em detrimento do tempo necessário para a aprendizagem.

As inscrições para o curso, que é composto de videoaula, fórum de discussão e uma atividade prática, estão abertas pelo site. O conteúdo é ministrado pelo doutor em Educação e Pró-Reitor de Extensão de Desenvolvimento da FECAP, Wanderley Carneiro.

Confira o conteúdo programático:

  • Visão Regulatória do Processo.
  • Definição de Competência (Literatura e FECAP)
  • De onde vêm as competências que os estudantes devem desenvolver
  • As competências e o Projeto Pedagógico de Curso – PPC.
  • Currículo, Trilha, Competências, Disciplina e Objetivo Aprendizagem
  • Dicas para montar uma trilha híbrida de aprendizagem.
  • Das competências do PPC aos objetivos de aprendizagem
  • Construção de um objetivo de aprendizagem

 

O PROFESSOR

 

Wanderley Carneiro é Doutor em Educação pela PUC — SP (2016). PhD em Business Administration — FCU-USA. Mestre em Produção pela Universidade Federal de Viçosa — UFV (1994). (Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (1990). Bacharel em Administração pela UFRRJ (2009). Pós-Graduado em Gestão de Projetos-USP (2000), Administração Rural-UFLA (2000) e Informática em Educação-UFLA (2003).

 

Professor de ensino superior desde 1999 e na FECAP desde 2004. Foi professor nos programas de MBA da FGV no período de 2006 a 2015. Participa da Acadêmica de Formação de Instrutores em Gestão de Projetos do PMI-SP. Trabalhou na área de produção da empresa Nestlé na área de projetos agroindustriais (1990-2000). Atua na gestão do ensino superior desde 2007 e como Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento no Centro Universitário FECAP desde 2009, onde também leciona Gestão de Projetos. É membro do Comitê Científico da ABED — Associação Brasileira de Educação Científica e Faz parte do Conselho Consultivo do Observatório Social de São Paulo. Coordena o Programa de Qualificação Docente da FECAP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação e de Gestão de Projetos. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), MEC.

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres.

Diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da FECAP: nota 5 (máxima) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021, e o reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, a FECAP está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima