FEIRA ANDORINHAS VAI POTENCIALIZAR AUTORES E ARTISTAS VISUAIS INDEPENDENTES

FEIRA ANDORINHAS VAI POTENCIALIZAR AUTORES E ARTISTAS VISUAIS INDEPENDENTES

Inscrições para o evento, que acontecerá em abril na cidade de Contagem, estão abertas e são gratuitas; a feira visa
promover um intercâmbio cultural entre os produtores de artes e a população, fomentando a economia criativa

Entre os dias 2 e 28 de fevereiro, editoras independentes, autores, autoras e artistas visuais, que desejam divulgar seus trabalhos para um maior número de pessoas, podem se inscrever gratuitamente na primeira edição da Feira Andorinhas, evento marcado para acontecer no dia 13 de abril, no Parque Fernão Dias, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Idealizado pela produtora cultural e poetisa Andreia Carvalho, o encontro, que vai acontecer das 9h às 18h, visa reunir e expor obras de artistas independentes, proporcionando um espaço único para divulgação e comercialização de criações artísticas que muitas vezes não circulam nos meios tradicionais. As vagas são limitadas, e os interessados podem se candidatar por meio deste formulário (clique aqui).

A única regra para integrar o evento gratuito é que os trabalhos sejam independentes e autorais. “Não será aceita a exposição de publicações de editoras convencionais e criações de terceiros, pois a nossa proposta é valorizar e dar visibilidade ao trabalho autoral e independente, que em geral não está presente nos grandes eventos, bienais e feiras literárias”, pontua a idealizadora do projeto Andreia Carvalho, que também é autora dos livros “Primavera, Outono e Outras Estações” (2020) e “Furtacor” (2022). Fora isso, a Feira Andorinhas, segundo a produtora, está aberta tanto para autores e artistas da RMBH quanto residentes em outros estados.

Com espaço aberto para as múltiplas linguagens — livros, zines, cordéis, lambes, gravuras, cartazes, xilogravuras, fotografias, encadernações, colagens, pinturas, desenhos e grafites —, a Feira Andorinhas é financiada pelo Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (MG) e tem como essência a máxima “uma andorinha só não faz verão”. “Este pássaro tem como principais características a fácil adaptação e a coletividade, vivendo e migrando em bando, do mesmo modo que artistas independentes que, muitas vezes, precisam se organizar coletivamente para viabilizar e dar visibilidade às suas criações. O ditado popular faz muito sentido para nós, autoras e artistas independentes. Acreditamos no poder da coletividade”, explica Andreia, salientando que os eventos como a Feira Andorinhas têm desempenhado um papel essencial para a visibilidade e promoção dos trabalhos locais.

PROGRAMAÇÃO

Além dos artistas expositores, a Feira Andorinhas, marcada para o dia 13 de abril, vai oferecer uma programação complementar e com acessibilidade em libras para o público, enriquecendo a experiência ainda mais. Entre as atrações confirmadas, estão a contação de histórias do grupo contagense “1,2,3 Contagem de Histórias”, a exposição de pinturas do multiartista baianeiro Ayam Ubrais Barco, que já teve as obras destacadas no programa “Encontro”, da Rede Globo, e a apresentação musical do cantautor contagense Chedinho, além de intervenções artísticas da atriz e poetisa contagense Daniela Graciere. A classificação é livre para todas as idades

FOTO: Ayam Ubrais

ANDREIA CARVALHO

Natural de BH e moradora de Contagem, Andreia Carvalho possui uma trajetória de mais de 10 anos na produção cultural. Desde 2016, ela dedica-se à elaboração de projetos para grupos e artistas, abrangendo diversas áreas como teatro, música, literatura, fotografia e artes plásticas. Em 2017, integrou a equipe de gestão e produção do Grupo Trama de Teatro, um coletivo com mais de 25 anos de história e referência no teatro mineiro. Com o Trama, participou ativamente na produção e nas ações educativas das duas edições do Trama Festival de Teatro. Durante os anos de 2018 a 2022, ela fez parte da produção e da circulação de diversos espetáculos teatrais do grupo, como “Ovos, Suor e Lágrimas”, “Saci”, “A Gota Que Falta”, “Ih, Sujou!”, “Cidade Cimento”, entre outros.

SERVIÇO

Inscrições para a feira Andorinhas:
2 à 28 de fevereiro de 2024
Valor: Gratuito

Formulário de inscrição: https://encurtador.com.br/cgV89

Mais informações: https://encurtador.com.br/cBOSW