FEIRA NO QUINTAO CELEBRA REDES DE EMPREENDIMENTOS CULTURAIS

FEIRA NO QUINTAO CELEBRA REDES DE EMPREENDIMENTOS CULTURAIS

Evento gratuito será no dia 27 de setembro, com painéis, consultorias e premiação

Feira no QuinTao das Artes chega à sua terceira edição no dia 27 de setembro (sábado), das 17h às 21h, no Espaço Cultural QuinTao das Artes (Rua Divisa Nova, 85, Salgado Filho), em BH, consolidando-se como um espaço de valorização, circulação e aceleração de empreendimentos criativos. O evento é a continuidade do projeto Gestão de Empreendimentos Criativos e Mentorias, viabilizado pelo edital da Funarte: Programa de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos. A entrada é gratuita.

A feira marca o encerramento do ciclo formativo 2025 do projeto Gestão de Empreendimentos Criativos e Mentorias, que, ao longo de quatro meses, ofereceu mentorias, aulas coletivas e acompanhamento especializado para artistas e seus empreendimentos culturais selecionados por meio de um processo online. Nesta edição, atividades dinâmicas e interativas colocarão artistas, público e especialistas da área em diálogo.

Para o coordenador e um dos fundadores do QuinTao das Artes, Ricardo Ulpiano, a feira tem papel estratégico na economia criativa. “Nosso objetivo é fomentar mercados locais, criar conexões entre empreendimentos e valorizar artistas moradores e\ou atuantes em periferias oriundos de minorias representadas. A feira é um espaço afetivo e efetivo para impulsionar carreiras e negócios criativos, promovendo renda, visibilidade e trocas genuínas. É também um momento de avaliação das pessoas que passaram pelo percurso formativo desta edição 2025”, garante.

Entre os destaques da programação está o painel com a empresária e designer Mary Arantes, a iluminadora e ativista social Tainá Rosa e o artista e produtor Jarbas Mateus, mediado por Violeta Penna, com reflexões sobre mercado criativo, cultura e empreendedorismo. As pessoas convidadas atuarão também como consultoras, oferecendo orientações personalizadas aos empreendimentos participantes.

Na feira, integrantes do projeto Gestão de Empreendimentos Criativos e Mentorias apresentarão seus trabalhos em pitches e performances artísticas, demonstrando, na prática, as habilidades adquiridas ao longo do processo formativo. O evento contará ainda com uma premiação em capital semente (R$ 3.500 para dois empreendimentos e R$ 2.500 para um terceiro). Participam desta edição os empreendimentos:

  • Adinkra Studio – Indiane Gregório
  • Atelier da Jac – Jac Santiago
  • Banco de Sons – Thiago Souza
  • Cia Taperoá – Andreza Alecrim e Stephanie Bollman
  • Alafiarte – Bruna Ananias, Pedro Ribeiro, Priscila Luz e Isabelle Oliveira
  • Coletivo Puxirum – Raphaela Archanja, Kuaray Payayá e Ana Luz Pereira

“As expositoras são pessoas oriundas de nosso processo formativo para artistas e empreendimentos criativos. Além de ter uma presença em todo o processo de pelo menos 80% da carga horária de aulas e mentorias, as participantes também tinham que alcançar um mínimo de 90% de cumprimento do Plano de Empreendimento Criativo”, explica Ricardo Ulpiano.

Criada em 2024, a Feira no QuinTao une formação, mercado e comunidade. Nesta edição, o evento reforça sua missão de estimular a economia criativa e se firmar como uma plataforma de lançamento para novos talentos. “Percebemos, nas avaliações de participantes em edições passadas, que o que mais toca para as pessoas empreendedoras é a sensação de fazer parte e não se sentir sozinha(o), mas fazer parte de algo afetivo e efetivo para a aceleração de fato da carreira ou empreendimento criativo”, finaliza Ricardo Ulpiano.

Feira no QuinTao das Artes

27 de setembro de 2025 – das 17h às 21h

Espaço Cultural QuinTao das Artes (Rua Divisa Nova, 85, Salgado Filho), em BH

Entrada gratuita

Mais detalhes: quintaodasartes.com.br

FOTO DANIEL MÁRCIO/DIVULGAÇÃO

REALIZADOR – O QuinTao das Artes é um espaço cultural sediado no bairro Salgado Filho e dedicado a promover arte, cultura e formação com justiça social, valorizando artistas de minorias representadas, pessoas negras, periféricas, mulheres, LGBTQIAPN+ e outras minorias. Desde sua fundação, mantém uma programação diversa que inclui cursos, oficinas, residências artísticas e apresentações, fortalecendo a economia criativa e estimulando a circulação de saberes e práticas culturais. Entre seus projetos de destaque estão o Sala de Ideias, a Gestão de Empreendimentos Criativos e Mentorias e o Ocupe o Nosso QuinTao.

VAPOR COMUNICAÇÃO / FOTO EM DESTAQUE: OITAVOS FOTOGRAFIA