Fhemig está com inscrições abertas para processo seletivo de residência médica e na área profissional da saúde

Fhemig está com inscrições abertas para processo seletivo de residência médica e na área profissional da saúde

Fundação é a segunda principal formadora de residentes no estado de Minas Gerais

 

Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) está com inscrições abertas até 14/9 para o Exame Nacional das Residências em Saúde – Enare 2023/2024. A Fundação é uma das principais instituições do país, e a segunda no estado, na formação de residentes em diversas especialidades e áreas de atuação, com o objetivo de qualificar profissionais para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta edição, a Fhemig oferece 231 vagas para residência médica, distribuídas em 58 programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em 21 especialidades, 18 áreas de atuação e um ano opcional. Ao todo, 12 unidades assistenciais estão incluídas no programa: nove na capital e três nos municípios de Barbacena, Juiz de Fora e Patos de Minas.

Já para a residência em área profissional da saúde, a instituição oferece 56 vagas em seis programas autorizados pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CRNMS), em quatro áreas de concentração, distribuídas em seis unidades assistenciais: cinco em Belo Horizonte e uma em Patos de Minas.

A prova está prevista para ser aplicada em 29/10. Interessados podem se inscrever por meio do site do Enare. Em caso de dúvidas específicas sobre os programas oferecidos pela Fhemig, o candidato pode entrar em contato pelo telefone (31) 3915-9139 ou pelo e-mail residencia@fhemig.mg.gov.br . Mais informações também no site da Fundação.

Para a coordenadora de Residência em Saúde da Fhemig, Elaine de Andrade Azevedo, as residências são o padrão-ouro da formação de especialistas no país, contribuindo para a potencialização e qualificação do cuidado. “A Fhemig se destaca como uma instituição comprometida em proporcionar um ambiente de aprendizagem que combina um corpo docente assistencial – com vasta experiência técnica – com cenários de prática de excelência, colaborando para a formação de especialistas altamente qualificados para atuação no SUS”.

O primeiro programa de residência médica da Fhemig foi de psiquiatria, no Instituto Raul Soares, aberto em 1968, apesar da formalização da residência médica no Brasil ter ocorrido quase dez anos mais tarde, com a publicação do Decreto nº 80.281 de setembro de 1977.

 

 

Crédito (foto): Fhemig / Divulgação