Filmes contagenses integram programação da Mostra de Cinema de Tiradentes

Filmes contagenses integram programação da Mostra de Cinema de Tiradentes

As luzes se apagam e a tela se acende, colocando Contagem em destaque em um dos principais eventos do audiovisual  brasileiro. O município será representado mais uma vez na Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocorrerá entre os dias 23 a 31 de janeiro, podendo ser assistida presencialmente ou online, e conta com quatro filmes que se passam em ambientes da cidade de Contagem, reafirmando a força da produção audiovisual da cidade.

A Mostra de Cinema de Tiradentes chega à sua 29° edição, consolidando-se como um dos mais importantes eventos do cinema brasileiro contemporâneo. Realizada anualmente na histórica cidade mineira, o evento reúne filmes, espaço para debates, atividades formativas e encontros entre realizadores, profissionais do audiovisual e do público. Com todas as atividades gratuitas, a Mostra se destaca como um espaço de reflexão, difusão e formação no setor.

A programação reúne curtas e longas-metragens que debatem sobre diferentes temas, linguagens e experiências, mergulhando em narrativas de amadurecimento, memórias coletivas, relações afetivas e manifestações culturais tradicionais, que encontram em Contagem cenário e inspiração.

“Ver produções audiovisuais de Contagem sendo contempladas na Mostra de Cinema de Tiradentes é muito mais do que um reconhecimento artístico. É a prova de que Contagem produz pensamento, cria linguagem e participa efetivamente da construção do cinema brasileiro contemporâneo. Quando esses filmes chegam a um espaço tão prestigiado, levam junto a força dos nossos territórios, das nossas histórias e da nossa comunidade, fortalecendo a política cultural do município e reafirma Contagem como um polo de imaginação, pertencimento e potência criativa”, destaca Mônica Alves, curadora do Cineclube Contagem.
Incentivo ao audiovisual contagense.

O fortalecimento do audiovisual em Contagem é impulsionado por políticas públicas de fomento. Por intermédio da Lei Paulo Gustavo n° 004/2023, o município aprovou 85 produções audiovisuais, contemplando produções de curta, média e longa-metragem, vídeos, festivais, desenvolvimento de roteiros, cinema comunitário, mostras culturais, webséries e outras iniciativas do setor.  “As políticas públicas municipais de cultura são fundamentais para fortalecer a produção audiovisual em Contagem. Por meio dos editais de fomento e do Fundo Municipal de Cultura, o município apoia não apenas a realização de filmes, mas toda a cadeia produtiva do audiovisual, possibilitando que essas produções circulam em festivais nacionais e internacionais, como a Mostra de Cinema de Tiradentes”, destaca o subsecretário de Cultura, Gilvan Rodrigues.

A apresentação de produções de Contagem na Mostra de Cinema de Tiradentes reforça o papel da cidade como um forte território para o audiovisual mineiro. A criação de políticas públicas, que impulsionam o trabalho destes artistas, ampliam o acesso à cultura e contribuem para a construção de um cinema diverso, conectado às realidades e as vivências da comunidade.

Filmes contagenses que integram a Mostra de Cinema de Tiradentes

  • O Último Episódio (longa-metragem)
Direção: Maurilio Martins | Classificação: 12 anos
O longa conta a história  de Erik, um garoto de 13 anos que, movido por uma  paixão platônica, afirma ter em sua casa uma fita com o lendário “último episódio” do desenho A Caverna do Dragão. Para sustentar a história, ele conta com a ajuda de seus amigos e assim vivencia uma experiência marcada pela amizade, pelo amadurecimento e pelas descobertas da adolescência.
  • Para os Guardados (longa-metragem)
Direção: Desali e Rafael Rocha | Classificação: Livre
O filme se passa na periferia de Contagem, no bairro Nacional, e acompanha Fael da A.P.N. que realiza a entrega de kits JUMBO a familiares de amigos encarcerados. No percurso, ele reencontra memórias, vozes e companheiros que compartilham suas vivências, dores e estratégias de sobrevivência diante do sistema prisional. Entrelaçando a trajetória pessoal do protagonista com áudios enviados aos amigos presos, o filme constrói um retrato íntimo e coletivo sobre as marcas do cárcere e das redes de cuidado que resistem ao abandono.
  • Quinze (curta-metragem)
Direção: Maurílio Martins | Classificação: 14 anos
Na periferia de Contagem, Raquel, uma mulher que concilia contas, trabalho e afetos, luta para realizar um grande sonho: promover a festa de 15 anos da filha. Em meio às dificuldades do dia a dia, o filme apresenta um recorte íntimo sobre escolhas, em uma narrativa que fala sobre maternidade, amor e resistência.
  • Cordões e Sinos de Além-mar (curta-metragem)
Direção: Yuji Kodato e Jeremias Brasileiro | Classificação: Livre
O documentário propõe um olhar sensível sobre as Congadas mineiras, acompanhando personagens como mestres, artesãos e famílias devotas de São Benedito. Filmado nas cidades de Ibiá, Machado, Uberlândia e no Quilombo dos Arturos, em Contagem, o filme combina registros em vídeo digital e fotografias analógicas para retratar as festas do congado, seus santos, orixás e tradições.
Autor: estagiária Amanda Pacheco sob supervisão do jornalista Augusto Nascimento / Edição Carol Cunha / Foto Newton de Castro Resende