Fundação Dom Cabral acelera seu Programa de Bolsas e amplia oportunidades de acesso à Educação

Fundação Dom Cabral acelera seu Programa de Bolsas e amplia oportunidades de acesso à Educação

As bolsas de estudo também contribuem para o aumento da diversidade dentro da sala de aula

São Paulo, julho de 2023 – A Fundação Dom Cabral (FDC), por meio da atuação da Educação Social, acelerou seu Programa de Bolsas em 2023 e no primeiro semestre do ano já concedeu mais bolsas de estudo que todo 2022.
A iniciativa, que visa incentivar a educação em todas suas frentes, está alinhada com três itens da Agenda 2030 proposta pela ONU, que lista 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são os objetivos nº 4 “Educação de Qualidade”, nº3 “Igualdade de Gênero” e nº10 “Redução das Desigualdades”.

Por meio do Programa, a Fundação Dom Cabral conta atualmente com 83% de participantes bolsistas que se autodeclaram pretos e pardos e 67% mulheres, presentes em diversos cursos oferecidos pela FDC, desde programas abertos de curta duração a cursos de pós-graduação, MPA (Mestrado Profissional em Administração) e Executive MBA.

Além dos cursos próprios, o Programa de Bolsas da Fundação Dom Cabral também concede oportunidades de Graduação e Ensino Técnico em parceria com outras instituições de ensino, ampliando o acesso à educação em diferentes momentos de formação. Pessoas com o compromisso de impactar positivamente a sociedade estão entre os principais critérios para avaliação na concessão de bolsas.

“Acreditamos no poder transformador da educação. Ao oferecer educação de qualidade para ampliar o acesso a oportunidades, também aumentamos a diversidade dentro da sala de aula, o que gera uma troca de aprendizagem muito importante, não apenas entre participantes, mas em todo o ecossistema da FDC”, comenta Ana Carolina Almeida, vice-presidente de Educação Social na Fundação Dom Cabral.

Utilizando soluções inovadoras e criativas, um dos objetivos do Programa é manter o ritmo de crescimento nos próximos anos, ampliando a oferta por meio de parcerias com empresas comprometidas com as mesmas questões.

“Nosso objetivo é aumentar essa oferta de acordo com a estrutura interna de acolhimento a todos os novos bolsistas, queremos aumentar esse número já no segundo semestre de 2023”, pontua Ana Carolina.

Paulo Abreu, bolsista do MPA (Mestrado Profissional em Administração), destaca a importância da bolsa para além da carreira. “Ser um mestrando na FDC tem um significado muito importante. É um curso que, além de nos desenvolver tecnicamente, também conduz a uma reflexão maior sobre questões de impacto social. O curso tem um potenta significa poder acessar esse espaço que é muito singular, uma experiência que eu não teria condições de vivenciar sem esse benefício”, comenta. Paulo Abreu finaliza as disciplinas do mestrado em julho de 2023 e está engajado no desenvolvimento da sua dissertação.

 

FDC Transforma

Além do Programa de Bolsas, a Fundação Dom Cabral conta também com o FDC Transforma, um Fundo de Bolsas que permite aos estudantes selecionados a estrutura nececial enorme de transformar vidas, não apenas pelo currículo, mas pela capacidade de potencializar o autoconhecimento. Ser bolsisssária para acessar toda excelência durante o curso, de acordo com a necessidade de cada um, seja com apoio à alimentação, viagens, passagens e estadia.

 

Sobre a Fundação Dom Cabral

A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais 46 anos, que está entre as melhores do mundo e na 7ª posição dentre as instituições de educação executiva participantes do ranking de Educação Executiva 2023 do Financial Times. Atua em três pilares: Educação Executiva, Educação Acadêmica e Educação Social. Com um jeito único de ser, e acompanhando as demandas das transformações globais, a FDC tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2022, cerca de 46 mil profissionais passaram pela instituição.
No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.

Foto: Alousio Faria