Galeria de arte da ALMG retoma exposições com mostras de dois artistas à partir de segunda feira (30/05)

Galeria de arte da ALMG retoma exposições com mostras de dois artistas à partir de segunda feira (30/05)
“Arquiteturas”, de Alexandre Menezes, e “Intermédio da Cor”, de Iago Marques, podem ser conferidas até 17 de junho

Após 26 meses com atividades interrompidas, a Galeria de Arte volta a receber os trabalhos de artistas individuais e em grupos. A retomada acontece com as mostras “Arquiteturas”, de Alexandre Menezes, e “Intermédio da Cor”, de Iago Marques, a partir desta segunda-feira (30/5/22) até 17 de junho.

As exposições dos artistas plásticos podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

As atividades na Galeria, assim como todas as outras que fazem parte do programa Assembleia Cultural, foram paralisadas em 16 de março de 2020, devido à pandemia de Covid-19.

“Arquiteturas”, de Alexandre Menezes

Alexandre apresenta pinturas cenas, edificações e paisagens de BH 

Alexandre apresenta pinturas cenas, edificações e paisagens de BH – Foto: Divulgação

A exposição apresenta pinturas em acrílica sobre tela com cenas, edificações e paisagens da cidade de Belo Horizonte. O artista faz uma homenagem à Capital mineira, retratada de forma intimista, com exploração de manchas e linhas como principais formas de expressão.

Outro interesse de Alexandre Menezes é refletir sobre a relação dos moradores da cidade com esses monumentos, e sobre a vida e a obra dos arquitetos que os projetaram nos diferentes períodos de tempo.

As manchas sempre soltas, livres e irregulares convivem com linhas rápidas, brincalhonas e irreverentes. Desta relação surgem os lugares simbólicos da cidade, com gestos largos e pingos velozes. A aparente desordem abstrata convive com uma poderosa harmonia entre todos os elementos pictóricos presentes nos quadros.

Alexandre Menezes mostra – e também, de certa forma, esconde – uma Belo Horizonte reinventada a partir das suas vivências e sensações, proporcionando ao público um novo olhar sobre a cidade.

Nascido em Belo Horizonte em 1961, Alexandre é artista plástico, arquiteto, urbanista e professor universitário. Participou de diversas exposições coletivas, individuais e salões de arte em Belo Horizonte, São Paulo, Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas) e também em Sheffield, na Inglaterra.

“Intermédio da Cor”, de Iago Marques

A exposição de Iago Marques, nascido em Belo Horizonte, em 1996, reúne pinturas sobre recortes de notícias e fotos de revistas da década de 70. A intervenção com cores, linhas e formas nas imagens em preto e branco produz obras instigantes e de grande impacto visual. Traços coloridos vigorosos e formas abstratas contrastam com a rigidez da diagramação das publicações impressas, revitalizando-as.

Iago utiliza o gesto e a cor para criar uma expressividade em diálogo com as imagens do passado, dando prosseguimento à sua pesquisa sobre suportes não convencionais para a pintura.

Os recortes de revistas apresentam matérias jornalísticas, mapas, gráficos, fotos e outros conteúdos, dando uma natureza multitemática às obras. Alguns textos, manchetes e fotografias são identificáveis; já em outros suportes as intervenções são mais intensas, gerando uma interessante mistura de letras, fotos, traços, cores e formas que se fundem, se complementam e se embatem, simultaneamente.

Iago Marques é graduando em Pintura no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2013 formou-se como técnico em Artes Visuais na Oi Kabum!. Participou de exposições e mostras em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e na Turquia.

Legenda da foto em destaque: Mostra de Iago reúne pinturas sobre recortes da década de 70 – Foto:Divulgação
Fonte: Galeria retoma exposições com mostras de dois artistas – Assembleia de Minas (almg.gov.br)