Há 50 anos Centro Universitário Newton Paiva segue contando histórias

Há 50 anos Centro Universitário Newton Paiva segue contando histórias
Instituição completa 50 anos de histórias formando profissionais e realizando sonhos

No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, instituições de ensino superior de redes privadas começaram a ganhar mais força no país. E foi exatamente no boom de adesão às universidades privadas que o Centro Universitário Newton Paiva nasceu. Com a data de aniversário em 26 de maio, em 1972 a instituição realizou seu primeiro vestibular e deu início a sua história como Instituto Cultural Newton Paiva.

A reitora do Centro Universitário Newton Paiva, Camila Romeiro, conta que a instituição tem um grande diferencial na formação dos alunos que passam por suas unidades. “Investimos fortemente para que nossos alunos tenham acesso a uma formação acadêmica robusta, associada a uma visão aplicada do conhecimento. Também é uma premissa de gestão, o investimento em tecnologia e inovação, além de uma forte aproximação com o mercado de trabalho. Merece destaque ainda nosso olhar para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, para que eles se fortaleçam não apenas para trabalhar, mas para viver em contextos complexos e que estão em constante transformação”, reforça Camila Romeiro.

Além disso, a escola possui um atendimento personalizado e humanizado para cada aluno que por ali passa. “Estas são características cada vez mais raras neste segmento e que fazem com que nosso aluno tenha muito carinho e respeito pela Newton. Por outro lado, este aluno se sente respeitado pela instituição”, destaca a reitora Camila Romeiro.

Ao longo dos últimos 50 anos a universidade formou mais de 30 mil alunos em todas as áreas de conhecimento. A reitora da Newton Paiva destaca que isso se deve a consistência na entrega da escola para os alunos. “Em toda a nossa história já formamos alunos em todas as áreas de conhecimento. É uma reputação construída através da atuação profissional de nossos egressos, percepção de pacientes que passaram em nossas diversas clínicas e espaços de atendimento à comunidade. São 50 anos formando muita gente e atendendo muita gente. Esta experiência acumulada, somada a uma busca constante pelo novo é percebida pelos que passam por aqui e esta é a imagem que nosso centro universitário carrega”, completa.

Camila conta ainda um pouco de sua trajetória no Centro Universitário Newton Paiva. “Minha história na Newton começa junto com o início da pandemia de 2020. Chegamos juntos! E ao longo destes 2 anos foi exatamente esta a sensação que eu experimentei: de ser parte da construção de um pedaço da história da Newton. Muitas decisões foram tomadas, num ritmo muito acelerado e com pouca margem para o erro, apesar de estarmos vivendo num cenário bastante incerto. Me tranquilizava pensar que ser uma recém-chegada na instituição naquele momento crítico não era um problema, afinal todos éramos inexperientes naquele contexto. Fato é que começamos agora um novo capítulo desta história, olhando para o futuro e trabalhando para que ele venha tão cheio de realizações como as que tivemos ao longo dos últimos 50 anos”, finaliza.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Comemorando os seus 50 anos de história, dois modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e a maior parte do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais.

Atualmente a Newton Paiva oferece mais de 70 cursos de graduação, divididos nas modalidades presencial e à distância, incluindo o modelo híbrido (Flex), mais de 90 cursos de pós-graduação, tanto presencial quanto à distância. Suas operações se concentram em dois grandes complexos: o campus da saúde, na Av. Silva Lobo, e o campus da Avenida Carlos Luz, que passou por uma grande obra de ampliação e modernização e abriga os cursos de exatas, direito e gestão.

É consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE — Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU — Centro de Exercício Jurídico, NPCont — Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus — primeiro campus inteligente do estado.

Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N.

Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar aos seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Foto: Centro Universitário Newton Paiva – 50 anos (foto: Divulgação)