Inscrições para aulas gratuitas de atletismo para pessoas com ou sem deficiência

Inscrições para aulas gratuitas de atletismo para pessoas com ou sem deficiência

Contagem segue ampliando as ações em prol de uma cidade mais inclusiva, acessível e com mais oportunidades no esporte. Neste contexto, foram abertas as inscrições para uma nova turma do Projeto “Circuito Inclusão”, que vai oferecer aulas gratuitas de atletismo para crianças e jovens a partir de quatro anos, com ou sem deficiência. Os interessados podem se inscrever por meio de um formulário on-line, disponível clicando aqui, ou presencialmente, durante as atividades, que têm início previsto para o dia 10/9.

Viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio da Prefeitura, a iniciativa oferecerá aulas todas às quartas-feiras, das 18h às 20h, na praça Tancredo Neves, no bairro Camilo Alves. Voltadas para a iniciação esportiva e o desenvolvimento físico dos participantes, as atividades incluem treinos de resistência, mobilidade e psicomotricidade, proporcionando benefícios para a saúde, a socialização e a qualidade de vida.

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Alex Chiodi, a expansão do projeto reforça a missão da Prefeitura de tornar o esporte cada vez mais acessível e presente na vida das pessoas.

“Mais do que atender à necessidade de promover a inclusão,
essa iniciativa reafirma nosso compromisso com a democratização
do acesso às inúmeras oportunidades que o esporte oferece.
Temos trabalhado de forma contínua para ampliar a acessibilidade na cidade,
garantindo o desenvolvimento de atletas e praticantes e reforçando o esporte
como um instrumento de transformação social”.

Alex Chiodi, secretário de Esportes e Lazer

Para a presidente do Circuito Inclusão, Débora Batista, mais do que promover atividade física, a iniciativa transforma realidades ao valorizar as diferenças e garantir o direito de todos à convivência e ao movimento. “Com acompanhamento profissional e estrutura adaptada, o projeto promove não só o esporte, mas a inclusão, o respeito às diferenças e a valorização da diversidade. Aqui, o esporte é ferramenta de transformação e pertencimento. Todas as pessoas têm direito ao movimento e à convivência”, destacou.

Sede da nova turma de atletismo, a praça Tancredo Neves já é palco de outra frente do “Circuito Inclusão”, que oferece, em parceria com a Prefeitura, aulas gratuitas de skate para pessoas com ou sem deficiência todas as quartas-feiras, a partir das 16h. A iniciativa amplia o acesso ao esporte e à inclusão social, promovendo também a ocupação qualificada dos espaços públicos.

Além da praça, o projeto conta ainda com um polo ativo no Parque das Amendoeiras, no Nacional, onde são desenvolvidas oficinas gratuitas de skate, futebol e atletismo. Nesse núcleo, os participantes têm acesso a diversas modalidades, como corrida livre, corrida de revezamento com provas de 50m, 100m e 400m, além de arremessos de peso, dardo e pelota.

Autor: Guilherme Faria / Edição: João Cavalcanti / Foto: divulgação Circuito Inclusão