Inspetorias e grupamentos especializados ampliam capacidade de atuação da Guarda Civil

Inspetorias e grupamentos especializados ampliam capacidade de atuação da Guarda Civil

O fortalecimento da Guarda Civil de Contagem passa pela descentralização e regionalização das estratégias operacionais. Por isso, a corporação conta, atualmente, com três inspetorias e uma base que abriga os grupamentos especializados. Essas unidades fazem parte da estrutura da Guarda Civil e da Secretaria Municipal de Defesa Social, mas estão localizadas em diferentes pontos da cidade como forma de aproximar a instituição da população, ampliar a capacidade de atuação e agilizar o atendimento às demandas de segurança pública.

A Primeira Inspetoria está situada na praça Nossa Senhora da Glória, possui 68 agentes e é responsável pelo policiamento preventivo das regiões Eldorado, Riacho e Industrial; a Segunda Inspetoria está situada na praça Silviano Brandão, possui 95 agentes, e é responsável pelo policiamento preventivo das regiões Sede, Petrolândia e Nova Contagem. Já a Terceira Inspetoria está localizada na praça do Sol, possui 59 guardas, e é responsável pelo policiamento preventivo das regionais Ressaca e Nacional.

Já a sede dos grupamentos especializados fica no Parque Fernão Dias. Fazem parte dela, o Romu – Rondas Ostensivas Municipais; o GPA – Grupamento de Proteção Ambiental, e o Grupamento de Operações com Cães. Juntos, esses setores articulam uma série de ações e políticas municipais visando à proteção da vida e dos bens públicos; à promoção dos espaços urbanos e territórios seguros, e à prevenção às violências nas suas diversas formas.

Nas últimas semanas, a secretária de Defesa Social, Viviane França, acompanhada do comandante Wedisson Luiz, esteve nestes locais para conhecer a estrutura, compartilhar informações e novos projetos, bem como ouvir os guardas e suas principais demandas.

Segundo a secretária, as visitas foram realizadas com intenção de ampliar o diálogo e conhecer a atual estrutura da corporação. “Acredito que um planejamento bem feito deve ser feito a várias mãos, com a colaboração de todos os profissionais, inclusive dos guardas, pois são vocês que estão próximos da sociedade e sabem quais são as necessidades e prioridade da área de segurança pública”, salientou.

Quanto aos projetos de valorização, Viviane França lembrou que além da implementação do Plano de Carreira, a secretaria está redesenhando projetos voltados para a saúde do trabalhador. “Já temos alguns avanços. Recentemente, firmamos parceria com a Faculdade UNA para ofertar serviços de fisioterapia, nutrição e ginástica para nossos profissionais. Também estamos empenhados em ampliar os cursos de capacitação e melhorar as condições físicas dos espaços da secretaria. Quero caminhar junto com vocês, fazendo o melhor para a cidade e para as pessoas que aqui residem”, afirmou.

O comandante destacou que o plano de carreira, garantido pela prefeita, atende a um pleito histórico da corporação, mas também exige contrapartida. “Creio que a nossa responsabilidade só aumenta porque estamos diante de uma gestão que nos valoriza. Hoje, somos reconhecidos, estamos em todos os lugares e somos referência, enquanto servidores que protegem, que acolhem e que zelam pela segurança patrimonial e das pessoas deste município”, pontuou.

Fotos: Carol Cunha