LEOPOLDINA APRESENTA O SHOW “SEMENTES CRIOULAS” NO DIA 30/03

LEOPOLDINA APRESENTA O SHOW “SEMENTES CRIOULAS” NO DIA 30/03

Cantora e compositora abre ao público a experimentação sonora e visual de seu mais recente trabalho, o disco “Semente Crioula”, lançado nas plataformas online em 2021

O disco “Semente Crioula” veio à tona no ano de 2021, em meio ao isolamento social provocado por um dos mais terríveis momentos da sociedade: a pandemia do novo coronavírus. O álbum da cantora e compositora Leopoldina foi, sem sombra de dúvidas, um companheiro de quem ficou em casa para preservar-se e preservar também a saúde do próximo. Agora, quase dois anos depois, chegou o momento do encontro do público com as faixas do trabalho autoral. É que a artista, no dia 30 de março, na Casa Outono (rua Outono, 571, Carmo), em Belo Horizonte, a partir das 19h, apresentará o show “Experimentando Semente Crioula”, em que passeia pelas faixas do recente projeto.

“O disco é um manifesto feminino de afeto e que reverencia a criação e a potencialidade que cada um carrega em si, de se manifestar, de gerar vidas em seu cotidiano e nas relações interpessoais. Tal qual uma semente crioula, o ser humano é um germe e nele oculta-se a etapa futura da vida, que latente, espera pelo momento da troca dialógica com o meio, com o  mundo. Tal como as sementes, se bem cuidadas, as pessoas possuem a possibilidade de produzir frutos transformadores na vida e na arte”, reflete Leopoldina sobre o disco “Semente Crioula”.

No palco, nessa primeira experimentação ao vivo do disco “Semente Crioula”, Leopoldina estará na companhia dos músicos Aloízio Horta (baixo), Caio Plínio (bateria) e PC Guimarães (guitarra). “O nosso diálogo musical busca traduzir as sonoridades das músicas do álbum, mas com a liberdade de os músicos criarem e improvisarem dentro das canções. Este show é um laboratório vivo de construção musical dialógica, onde o som privilegia a escuta intuitiva dos sons e das ideias”, explica a artista mineira, que levará para o palco da Casa Outono os quadros que pintou para cada uma das canções do álbum. Inclusive, os quadros compõem o encarte do disco.

O repertório do show “Experimentando Sementes Crioulas” passeia pelas músicas do disco “Semente Crioula”, que vai da balada romântica ao xote, passando pelo baião, pelo axé, pela mpb e pop. “Tem música para pausar, para dançar e para se alegrar.  É um show que fala sobre o amor e seus caminhos, sobre o significado metafórico das sementes crioulas em nossas vidas, sobre namoro na praça, carnaval, perfume de orvalhos e os sonhos”, adianta Leopoldina, revelando que “Reza Pro Céu Não Cair”, música que fez em homenagem a Davi Kopenawa, ao povo Yanomami e aos povos originários e que está presente no primeiro disco do Pena de Pavão, estará no setlist.

Quem é ela? Dona de uma voz de veludo, potente e singular, Leopoldina é natural de Campos Gerais, mas está radicada em Belo Horizonte desde 2002. A artista, além da carreira solo, é conhecida por participar das bandas dos blocos de carnaval Pena de Pavão de Krishna, Juventude Bronzeada e Andacunfé. Vencedora do prêmio BDMG Cultural em 2003, Leopoldina, agora, tem colhido os bons frutos do disco “Semente Crioula”.

SERVIÇOO quê? Show “Experimentando Sementes Crioulas”Onde? Casa Outono (rua Outono, 571, Carmo), em BHQuando? Dia 30 de março.Horário: Abertura da casa às 19h; e show às 20h30hValor? R$ 40 (compre aqui).

Fotos: Bruno Figueiredo

FELIPE PEDROSA – JORNALISTA/ASSESSOR DE IMPRENSA

Jornalista especializado em cinema e assessoria de imprensa

Colunista/Blogueiro de Cultura no Trem Pra Fazer