Mantenha o coração em dia: Saúde alerta para a prevenção de doenças cardíacas

Mantenha o coração em dia: Saúde alerta para a prevenção de doenças cardíacas

O Dia Mundial do Coração, celebrado nesta segunda-feira (29/9), alerta sobre doenças cardiovasculares. A iniciativa da Federação Mundial do Coração (WHF) e Organização Mundial da Saúde (OMS) visa a prevenção, diagnóstico e tratamento da saúde cardíaca.

A data serve como um lembrete crucial para que todos cuidem do seu coração. Para marcar o dia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma ação de conscientização na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JK, com distribuição de panfletos informativos e a presença do Samuzinho, que levou informação de forma lúdica e acolhedora.

A superintendente de Urgência e Emergência da SMS, Fabrícia Amaral, destacou a importância da mobilização. “As doenças cardiovasculares são uma emergência de saúde pública, e é por isso que eventos como este são importantes. Para nós, a realização anual dessas ações educativas, reforça nosso compromisso com a prevenção e a promoção da saúde em Contagem. Levar informação sobre a importância de hábitos saudáveis diretamente às UPAs, onde a urgência da saúde se manifesta, é fundamental. Nosso objetivo é capacitar cada cidadão para que ele possa ser o principal agente na defesa da sua saúde cardiovascular e, assim, reduzir a incidência de eventos graves em nossa comunidade.”

O coração é o centro do sistema circulatório, juntamente com veias, vasos capilares e artérias, forma o sistema cardiovascular. Sua função vital é bombear sangue por todo o corpo, garantindo o transporte de elementos essenciais para a manutenção da vida, como oxigênio, sais minerais, água, glicose e proteínas.

Dentre os cuidados essenciais para a saúde do coração e que podem ser realizados por toda a população estão: praticar atividade física regularmente; manter alimentação saudável; evitar cigarro e excesso de álcool; controlar o estresse, pressão arterial, diabetes e colesterol.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade global, resultando em milhões de óbitos anualmente. Condições como ataques cardíacos, derrames, insuficiência cardíaca e doenças coronarianas são em grande parte evitáveis por meio de modificações no estilo de vida.
É fundamental estar atento às emergências cardíacas. A detecção precoce dos sinais e o atendimento médico nas primeiras seis horas são cruciais para prevenir sequelas graves como paralisia, lesão cerebral, coma, perda cognitiva, disartria, dislalia e até mesmo o óbito.

Ações de conscientização todo ano

A Superintendência de Urgência, Emergência e Gestão Hospitalar (SURGH), por meio da Diretoria de Políticas de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência (DPAHUE), com o apoio do Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA), realiza anualmente ações educativas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com atividades de conscientização sobre a saúde cardiovascular, distribuição de materiais informativos e realização da sala de espera educativa.

Vamos juntos cuidar do nosso coração e promover uma vida mais saudável para todos!

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.

Autor: estagiário Gustavo Oliveira sob supervisão da jornalista Natália Rosa / Edição: Vanessa Trotta / Foto; Fábio Silva – PMC