Maratoninha repetiu o sucesso do ano passado, e contou com a inscrição de 500 crianças e jovens

Maratoninha repetiu o sucesso do ano passado, e contou com a inscrição de 500 crianças e jovens

O sábado de sol forte e muito calor, em Contagem, foi também o sábado de muitos sorrisos, suor e ansiedade boa para as crianças e adolescentes, entre  6 e 14 anos. Elas participaram da 2ª Maratoninha de Contagem, um evento promovido pela Prefeitura, no mês da criança, para estimular os pequenos a experimentarem atividade física ao ar livre, como um estilo saudável de vida. As provas foram realizadas na avenida Francisco Firmo de Mattos, no Riacho.

Mas não eram somente as crianças e adolescentes que estavam ansiosos, as mães e os pais que levaram os filhos também estavam.  Moradora do Parque São João, a esteticista  Diemes Tavares, 30, logo no início da manhã, faltando 30 minutos para a primeira bateria, ajustava o número de corredor do  filho, Lorenzo Souza de Araújo,  6, na camiseta dele.

“Estou ansiosa. Ele já participa do Programa Trampolim há dois anos, mas é a primeira vez na Maratoninha. Ele cursa o primeiro ano na Escola Municipal Randolfo José da Rocha e está super ansioso pela prova, não para de falar, dizendo que vai chegar em primeiro lugar”, falou a mãe, ao lado da madrinha do menino, Rosilene Andrade,  que foi para reforçar a torcida. “É uma iniciativa muito legal da Prefeitura, uma oportunidade da criança poder entrar em contato com outra prática de exercício”, completou a mãe.

“Eu estou bem animado. Vai ser bem legal”, disse Lorenzo, faltando uns dez minutos para o início da prova. E foi mais que legal, Lorenzo estreou chegando em primeiro lugar nos 100 metros da prova. A mãe e a madrinha eram puro orgulho. “Ele ganhou mesmo. Estou muito, muito orgulhosa do meu filho. Ai que lindo ele”, declarou ela, dando parabéns ao filho.

“Eu adorei, foi muito legal e estou feliz por ter ganhado”, comemorou Lorenzo.

Na mesma prova, outra estreante, era a colega do Lorenzo, do Programa Trampolim, Esther Chaya, 6, estudante da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca. A mãe Priscylla Chaiene Leandro da Silva, 29,  também esteticista, aprovou o evento. “Acho uma atividade muito importante, que colabora para o desenvolvimento físico, emocional da criança”, disse a mãe enquanto acalmava a filha para a prova.

“Ela está super ansiosa desde que fez a inscrição e estava preocupada se ia chover e, se chovesse, se poderia ou não fazer a prova”, contou a mãe da maratonista mirim, segurando o filho mais novo, Estêvão Arthur, 2.

Além de participar do Programa Trampolim, Esther ainda faz taekwondo, junto com o irmão. “Antes de vir para a prova, eles estavam brincando em casa e ele ficou com vontade de participar, mas ele ainda é muito novinho”.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, esteve na Maratoninha  durante toda a manhã de sábado, conversando, cumprimentando as crianças, os adolescentes, as mães e os pais. Ela assegurou que em 2024, tem Maratoninha no calendário da cidade. “É um evento importante, porque estimula nas crianças, nos adolescentes, o contato com uma atividade física que traz saúde, disposição e bem-estar, favorece a sociabilidade. É um evento de famílias, em que podemos ver aqui, as mães, os pais, as avós e os avôs. Um evento alegre e muito divertido”.

Entre os adolescentes estavam os  primos Leonardo Eric Silveira Filho, 14, e Eduarda Lara Amorim, 14, que moram no bairro Tropical. A expectativa do Leonardo para a prova de 800 metros era a melhor possível, contou ele que é um “veterano” das maratoninhas. “Eu já corri uma de 5 e 6 km. Acho que aqui vai ser bem legal também.”

Os participantes da maratoninha e os responsáveis ganharam água e banana para repor a energia. Todos os inscritos receberam identificação e medalhas. Em 2023,  participaram aproximadamente 700 pessoas, devido à participação dos idosos. Em 2022, foram 500 inscritos, o que fez do evento um sucesso.

Além das atividades esportivas, quem esteve na avenida Francisco Firmo de Mattos pôde ver apresentação de teatro, aulas de dança, premiação e sorteios. O evento contou com o apoio do Samu e da Transcon. As idosas e idosos do Programa Contagem na Maturidade participaram da programação, fazendo um aquecimento em frente ao palco e uma  caminhada, antes da Maratoninha.

A 2ª Maratoninha de Contagem contou com a presença das barraquinhas da Economia Solidária. Neste ano, a competição também contou com a  “Cidade Encantada”, que trouxe atrações infantis, com a princesa Frozen Elsa, Peter Pan,  incluindo brinquedos infláveis, personagens, oficinas de pintura e DJ com músicas variadas.

 
Princesas e super heróis fizeram a alegria da criançada – Fotos: Igor Policarpo
 

Estavam presentes no evento, o vice-prefeito Ricardo Faria; o secretário  de Esportes e Lazer, Ivayr Soalheiro; a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Tereza Mesquita Camisão; a subsecretária de Proteção e Defesa Civil de Contagem, Ângela Gomes; o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues; e o vereador Leo da Academia.

Autor: Jefferson Lorentz / Edição Carol Cunha / Revisão: Ana Paula Figueiredo/Fotos: Igor Policarpo