A 4ª Mostra Artística QuinTao das Artes acontece dia 29 de novembro (sábado), das 16h às 18h30, no QuinTao das Artes (rua Divisa Nova, 85, Salgado Filho), em Belo Horizonte. Com entrada gratuita, o evento reúne apresentações das turmas de Dança Afro, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Forró, Pandeiro, Teclado, Violão, Canto, Teatro e Yoga, além da participação especial dos professores-artistas Jarbas Mateus, Igor Canto, Ricardo Ulpiano e Glaucio Oliveira.
O evento marca o fim das atividades formativas do QuinTao e se apresenta como um encontro entre corpos, sons e sentidos. O público poderá acompanhar aquilo que floresceu nas salas de aula, em um ambiente de partilha, escuta e criação. Nesta edição, a temática “Poéticas do Encontro” norteia as apresentações e destaca a potência das conexões que emergem quando diferentes pessoas e linguagens convivem, trocam e se reconhecem. A proposta reafirma o caráter coletivo da arte como campo de acolhimento, transformação e pertencimento, reunindo trajetórias e sensibilidades diversas que encontram um espaço para se renovar. “É uma oportunidade gostosa de assistir performances cheias de energia, troca e criatividade. Será um encontro onde cada pessoa é bem-vinda para sentir, vibrar e celebrar junto”, diz a produtora Joviane Aiyè.
Para a coordenadora geral Violeta Penna, a Mostra Artística é um convite para que a comunidade acompanhe de perto o processo desenvolvido neste ano. Ela destaca que as turmas chegam ao evento com entusiasmo e entrega, prontas para compartilhar suas descobertas e experiências. Segundo ela, trata-se de uma oportunidade para que cada pessoa possa sentir, vibrar e celebrar junto, em um ambiente leve, afetivo e aberto ao encontro.
A mostra integra o projeto contemplado no Edital Funarte – Apoio a Ações Continuadas 2023 – Espaços Artísticos, iniciativa que fortalece a manutenção e a atuação da QuinTao como espaço de formação, difusão cultural e desenvolvimento de processos criativos. Em 2025, a instituição atendeu mais de 300 pessoas. Para o presidente e coordenador de economia criativa, Ricardo Ulpiano, o ano foi especialmente significativo. “2025 foi muito produtivo, com novas pessoas atuando no espaço e contribuindo na promoção das atividades. Estamos muito felizes com o alcance e resultados que tivemos junto ao público, artistas e empreendedores”, destaca.
Realizada pelo QuinTao das Artes, a Mostra Artística é aberta ao público e tem coordenação geral de Violeta Penna e Ricardo Ulpiano; coordenação artística de Leandro de Sá; produção da Mexerica Cultural; e aulas de Mateus Efraim, Ravi Cappuccio, Gláucio Oliveira, Jarbas Mateus, Igor Canto, Amaury Lopes e Simoni Coelho.
Neste momento, o QuinTao também planeja os próximos passos. Para 2026, estão previstas novas edições dos projetos Sala de Ideias e Gestão de Empreendimentos Criativos e Mentorias, além do fortalecimento da iniciativa Ocupe Nosso QuinTao, que contará com edital para apoiar profissionais interessados em desenvolver projetos formativos no espaço. A instituição segue comprometida em ampliar oportunidades, incentivar práticas colaborativas e criar ambientes de troca que contribuam para o desenvolvimento artístico e cultural da cidade.
4ª Mostra Artística QuinTao das Artes
Sábado (29 de novembro) – das 16h às 18h30
QuinTao das Artes (rua Divisa Nova, 85, Salgado Filho) – BH
Entrada gratuita
Mais detalhes: @quintaodasartes