Mulheres no Parque: Prefeitura promove ação de acolhimento e reflexão sobre a maternidade

Mulheres no Parque: Prefeitura promove ação de acolhimento e reflexão sobre a maternidade

A Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, realizou, na terça-feira (31/05), uma confraternização para as mulheres atendidas pelo Ceam Espaço Bem-Me-Quero. A confraternização “Mulheres no Parque”, em comemoração ao mês das mães, aconteceu no Parque Ecológico Eldorado e contou com uma programação diversa, reflexiva, com espaço para trocas de experiências sobre os diferentes olhares da maternidade.

As mulheres participaram de duas aulas coletivas ofertadas pelas professoras do Programa Contagem na Maturidade. A supervisora dos núcleos do programa e professora de educação física, Pilar Loren, e a professora de Yoga, Ana Monteiro, levaram um pouco das aulas de dança e meditação guiada para o parque.

A tarde contou também com a palestra da referência técnica da Saúde da Mulher, Carolina Hespanha, na qual foram debatidos temas como o direito à maternidade, o fortalecimento da sororidade, gatilhos emocionais, humanização no parto e nos equipamentos de atendimento às mulheres, os tipos de violência obstétrica, a saúde da mulher, a percepção sobre o parto e a maternidade pela sociedade e a importância das profissionais doulas.

Estiveram presentes também as mulheres participantes do GT-Mulheres Regionais e a superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Neimara Coelho Lopes, que destacou a importância da ação. “Uma tarde importante para encerrarmos o mês de maio, com atividade física e de relaxamento e uma roda de conversa com tema ‘Maternidades e as Políticas Públicas’. O nosso objetivo foi promover o diálogo com as mulheres atendidas pelo Espaço Bem-Me-Quero, sobre maternidade, para além da romantização, apresentando as políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos das mulheres”.

Neimara ressaltou a importância da garantia desses direitos. “Maternar é um ato de coragem e esperança em um futuro melhor. Esta compreensão para além da romantização da maternidade, é sobretudo um debate quanto aos direitos humanos das mulheres”.

Espaço Bem-Me-Quero

O Espaço Bem-Me-Quero é um equipamento da Prefeitura de Contagem que acolhe, atende, orienta e encaminha mulheres para a rede de atendimento do município. O atendimento é sigiloso e não gera qualquer tipo de denúncia. Tem como objetivo auxiliar a mulher, fortalecê-la e encontrar alternativas para superar a situação de violência doméstica e familiar.

O espaço atende mulheres a partir de 18 anos, que residem em Contagem, e que estejam em situação de violência doméstica e familiar baseadas no gênero. Todo o atendimento realizado é embasado na Lei 11.340/06 – “Lei Maria da Penha”, que coíbe e previne a violência doméstica e familiar contra a mulher.

São oferecidos atendimentos psicossociais e jurídicos que após escuta técnica avalia quais encaminhamentos serão precisos para cada caso.

O atendimento pode ser agendado pelo telefone 3352-7543, ou de forma presencial (rua José Carlos Camargos, 218 – Centro), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto: João Pedro Alcantâra
Autor: Isabela Melo