Aulas de ginástica laboral e atividade física estimulam saúde física e mental dos guardas civis

Aulas de ginástica laboral e atividade física estimulam saúde física e mental dos guardas civis

Aumentar a performance na realização das atividades do dia a dia, tornar o profissional mais produtivo e assegurar sensação de bem-estar estão entre os objetivos das aulas de educação física e ginástica laboral ofertadas aos guardas civis de Contagem.

De acordo com o chefe de Gerenciamento da Guarda Civil, Emerson Lopes, as aulas são ministradas para estimular os guardas civis a manterem hábitos de vida saudáveis, que beneficiem a mente e o corpo. “A ideia é garantir a esses profissionais mais energia e disposição para realizar suas atividades cotidianas, que exigem responsabilidade e muita atenção”, salientou.

Além de chefe de Gerenciamento da Guarda Civil, Emerson é formado em Educação Física. Ele explica que os exercícios aplicados dependem do tipo de esforço e função que o servidor exerce. “Trabalhamos com diversas técnicas. Quem fica o dia inteiro sentado, teclando na frente do computador por exemplo, pode se beneficiar de alongamentos, estimulando mãos, braços, ombros e toda a coluna. O alongamento auxilia na flexibilidade e no relaxamento. Para quem se movimenta muito, os benefícios podem ser obtidos com os exercícios musculares, de força e concentração”, informou.

Dentre as modalidades oferecidas, Emerson citou o boot camp, Body combat, treino tabata, full body, funcional e treinos com pneus e cordas. Na ginástica laboral, a preferência é por exercícios multiarticulares, de coordenação motora, cognitivos e de relaxamento.

“As aulas são realizadas conforme a necessidade de cada turma, na perspectiva de aliviar tensões e “dar um gás” na produtividade, além de proporcionar inúmeros benefícios que vão refletir na saúde física e mental do agente, como fortalecimento muscular, melhora da função cardiorrespiratória, correção postural, aumento da disposição e nos níveis de energia”, enfatizou Emerson.

As aulas de educação física são realizadas no período diurno e noturno, às terças, quartas e quintas-feiras. No período diurno ocorrem no Clube Arvoredo (rua Domingos do Sítio, 455 – Fonte Grande), das 8h às 10h, e no período noturno, elas ocorrem na quadra da E.M José Lucas Filho (rua Lincoln Costa Ferreira, 80 – Fonte Grande), das 19h40 às 21h30. Já a ginástica laboral é promovida às quintas-feiras, às 14h45, e nas sextas-feiras, às 9h, no prédio da Transcon para os servidores do Centro Integrado de Comando e Controle – CICC e do Centro de Operações de Contagem.

Autor: Carol Cunha