“Nosso Segredo”, filme de Grace Passô, leva Minas ao Festival de Berlim

“Nosso Segredo”, filme de Grace Passô, leva Minas ao Festival de Berlim

Em edição histórica para o cinema brasileiro, obra desenvolvida na Incubadora Paradiso estreia mundialmente na mostra Perspectives, dedicada a cineastas emergentes

O cinema mineiro ganha destaque no cenário internacional na edição deste ano do Festival de Berlim. O filme “Nosso Segredo”, da atriz, dramaturga e cineasta belorizontina Grace Passô, terá sua estreia mundial na mostra Perspectives, dedicada a cineastas emergentes. O feito marca um momento inédito para a Incubadora Paradiso em que, pela primeira vez, dois filmes desenvolvidos no âmbito do programa — “Nosso Segredo” e o cearense “Feito Pipa” — chegam à tela do cinema.

 

Além de “Nosso Segredo”, o cinema mineiro também estará representado na mostra Panorama por “Se eu fosse vivo… vivia”, de André Novais, produção de Contagem estrelada pela escritora Conceição Evaristo. O evento acontece na capital alemã entre os dias 12 e 22 de fevereiro.

 

“O campo das artes, no Brasil, é um terreno de realizações engenhosas. Estar em um projeto que cria amálgama entre criação, técnica, programas de viabilização e encontros humanos foi surpreendente. A Incubadora hoje é uma referência em relação aos projetos cinematográficos, sobretudo no Brasil. Eu tive encontros e auxílios fundamentais para a realização de ‘Nosso Segredo’. Estamos, enquanto artistas, sempre buscando um lugar como esse: onde seja possível pensar, viver e sobreviver no mercado sem abdicar de sonhos e experimentações que também desafiam sistemas”, afirma Grace Passô.

 

Para Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, a estreia do filme em Berlim evidencia a importância de investir de forma consistente na fase de desenvolvimento. “O trabalho da Incubadora Paradiso é criar as condições para que processos criativos profundos, como o de ‘Nosso Segredo’, possam existir com liberdade e rigor. Nosso papel é oferecer estrutura sem engessar, garantindo que a experimentação artística tenha fôlego para se transformar em filme e circular internacionalmente.”

 

Além de “Nosso Segredo”, outros sete longas-metragens participam do festival com apoio do Projeto Paradiso, por meio do programa Brasil no Mundo, voltado ao fortalecimento da presença brasileira em festivais e mercados internacionais. Na mostra Panorama, dedicada a obras autorais com forte dimensão política, social e estética, foram selecionados “Se eu fosse vivo… vivia”, de André Novais, e “Isabel”, de Gabriel Klinger, estrelado por Marina Person.

 

                                                                                                                                     Crédito: longa Nosso Segredo_Projeto Paradiso (divulgação)

Também desenvolvido na Incubadora Paradiso, “Feito Pipa”, de Allan Deberton, foi selecionado para a mostra Generation, ao lado de “Quatro Meninas”, de Karen Suzane, — que já havia recebido apoio do Projeto Paradiso após ser selecionado para o fundo de desenvolvimento do Hubert Bals Fund — e “Papaya”, de Priscilla Kellen, este último na seção Kplus. Na mostra Forum, o Brasil será representado por “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha”, de Janaína Marques, vencedor do Prêmio WIP Paradiso em 2022 e participante do First Cut Lab Paradiso Brazil, programa de formação e consultoria para filmes em estágio inicial de montagem, também em 2022.

 

Por fim, no Berlinale Co-Production Market, mercado de negócios ligado ao festival, o projeto “Apneia”, de Lô Politi, será apresentado no âmbito do Talent Project Market, programa voltado a projetos de longa-metragem em desenvolvimento que promove encontros entre cineastas, coprodutores e potenciais financiadores.

 

Sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional, formação profissional e geração de conhecimento no setor audiovisual, com programas de bolsas, mentorias, cursos e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2018 a iniciativa já beneficiou centenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.

 

Legenda da foto em destaque: Crédito: Grace Passô_Projeto Paradiso (divulgação)