Nova onda de calor pode aumentar o consumo de água e contribuir para a crise hídrica

Nova onda de calor pode aumentar o consumo de água e contribuir para a crise hídrica

Sibylle Muller, CEO da NeoAcqua, revela os benefícios da utilização de sistemas de reuso para combater a escassez de água

Nova onda de calor pode ganhar força no Brasil nesta semana, com a previsão que os termômetros cheguem em 37ºC nesta sexta-feira (15) , conforme o alerta do Metsul Meteorologia. E à medida que as temperaturas continuam a subir, a crise hídrica é uma realidade cada vez mais presente em diversas regiões. No entanto, empresas com grande número de pessoas podem desempenhar um papel fundamental no enfrentamento desse problema, adotando medidas proativas para economizar água e reduzir custos.

De acordo com o relatório da ONU 2023, o uso da água tem aumentado 1% ao ano nos últimos 40 anos em âmbito global. A estimativa é que a taxa de crescimento continue nesse patamar até 2050.

Sibylle Muller, Mestre em engenharia civil, CEO da NeoAcqua, destaca alternativas viáveis para minimizar o impacto do aumento do consumo de água nas empresas. “Uma das soluções para minimizar os impactos da escassez de água durante as ondas de calor é o reúso de águas cinzas (águas captadas a partir de lavatórios e chuveiros), que podem ser tratadas e reutilizadas para diversas finalidades, como descarga de vasos sanitários, rega de jardins e canteiros, limpeza em geral, lavagem de veículos, entre outras. A situação ideal para implementação de um sistema de reuso num empreendimento ocorre preferencialmente a partir da fase de concepção do projeto, permitindo que a hidráulica possa absorver facilmente algumas modificações necessárias”, comenta.

Além do reuso de águas cinzas, as empresas também podem tomar iniciativas adicionais para reduzir o consumo de água potável, como:

  • A instalação de dispositivos economizadores de água;
  • Promover ações de conscientização para os funcionários mostrando a importância de economizar e preservar recursos hídricos;
  • Realizar a manutenção periódica e preventiva de seus sistemas hidráulicos, evitando vazamentos futuros.

“Essas medidas são importantes para a preservação dos recursos hídricos preciosos que, com certeza, serão extremamente importantes para a  preservação do meio ambiente.Nossa empresa está comprometida com a sustentabilidade ambiental, buscando sempre melhoria contínua e inovações no desenvolvimento de sistemas de tratamento e reuso de águas”, finaliza Sibylle Muller, CEO da NeoAcqua.

 

Sobre a NeoAcqua:

A NeoAcqua, sucessora da AcquaBrasilis, pioneira e especialista em economia verde a partir de sistemas de tratamento de água e esgoto, com expertise de mais de 22 anos de mercado, fornece às empresas as melhores soluções em gestão hídrica, desde o projeto inicial até a instalação e operação dos processos de tratamento. Atualmente, a empresa já conta com implementações de centenas de projetos, por todo Brasil, de tratamento de água e efluentes para construtoras, indústrias, galpões, empreendimentos comerciais e residenciais de médio a grande porte. Saiba mais: https://neoacqua.com.br/