OFICINAS GRATUITAS DE EXPRESSÃO CORPORAL NO FESTIVAL CORPO VIBRA

OFICINAS GRATUITAS DE EXPRESSÃO CORPORAL NO FESTIVAL CORPO VIBRA

Yoga, ocupação do espaço, dança do ventre e equilíbrio são os temas abordados nas atividades; inscrições já começaram

As inscrições para as oficinas gratuitas de expressão corporal do Festival Corpo Vibra estão abertas. Direcionadas para todos os públicos, gêneros e idades, as atividades vão acontecer no Parque Gentil Diniz (rua Maria do Carmo Diniz, 141, Nossa Senhora do Carmo), em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, entre 8h30 e 15h. Os interessados têm até o dia 18 de agosto para fazer a inscrição por meio do formulário disponível no perfil do evento (@festivalcorpovibra).

Entre os temas que serão trabalhados nas oficinas, estão yoga, evolução humana, expressões corporais, dança, ocupação do espaço e equilíbrio. “A ideia é incentivar as pessoas a se aproximarem do próprio corpo, cuidando-o e também utilizando-o como ferramenta de expressão. Por isso, o festival oferece essas atividades, que estão centradas na vivência para que cada um experimente diferentes possibilidades”, adianta Camilla Gomes, que vai ministrar a oficina Equilíbrio, Experimentações e Brincadeiras, que tem como público alvo crianças de 6 a 12 anos.

O time de educadores do Festival Corpo Vibra conta ainda com as artistas Jennifer Jeanne, Lanna Patrícia, Ana Lima, Luísa Penido e Nathália Cândido, bailarina PCD responsável pela oficina Todos Dançam, que busca desmistificar que a expressão corporal é restrita a um grupo de pessoas. “Teremos atividades que abarcam diferentes tipos de público com o intuito de democratizar o acesso e fazer com que mais pessoas tenham oportunidade de participar”, diz Camilla.

Além das oficinas, o Festival Corpo Vibra — cuja premissa é o protagonismo feminino — contará com uma celebração no dia 18 de agosto, a partir das 19h, no Espaço Popular (Encontro das ruas Presidente Kennedy e Doutor Cassiano, Centro). No palco, o grupo Clã Destinas, idealizador do evento, vai apresentar o espetáculo “Passagem”, que é o resultado de quase cinco anos de pesquisa e vivência do coletivo. “O espetáculo representa a evolução individual de cada dançarina e também enquanto coletivo”, destaca Camilla Gomes, entusiasmada em realizar o festival em Contagem. “É o passado e o futuro que nos une. É transformação. Convidamos o público para passar por este portal”, completa a dançarina.

Para completar a encenação do espetáculo, que é arquitetado sob o tribal fusion, um estilo moderno que bebe da dança do ventre, mas se funde a outros conceitos, como o flamenco, a dança indiana e o street dance, o Festival Corpo Vibra contará com a presença dos artistas Nani Oliveira e Vinícius Pelizari (performance + música experimental), Maria Clara (pintura ao vivo), Vênus (performance poética) e Isabela Ramos (mestra de cerimônias e interações). “Ao convidar essas artistas, vamos seguir com a missão de valorizar o trabalho das mulheres, enaltecendo o protagonismo feminino”, diz Camilla.

A apresentação ao ar livre vai contar com assentos adequados para pessoas com deficiência e com tradução em libras. Feirantes da Ecosol, a Feira da Economia Solidária de Contagem, também estarão presentes no evento com diversas opções de alimentação e de artesanato “Queremos democratizar o acesso à cultura e fomentar a economia de Contagem”, garante Camilla, salientando que a encenação de “Passagem” terá entrada gratuita e livre. “É só chegar”, garante a dançarina.

FESTIVAL
A primeira edição do Festival Corpo Vibra aconteceu em março de 2022, em Santa Bárbara. “O festival nasce da vontade de expandir a atuação do grupo Clã Destinas e de compartilhar a nossa arte, principalmente em locais que não tem acesso fácil à cultura, como foi em Santa Bárbara”, aponta Lanna Patrícia, que integra o Clã Destinas ao lado de Camilla Gomes, Jhésica Silva, Ana Leite Lima, Luísa Penido e Luiza Alvares. “O festival, além de destacar a potência artística de cada uma das integrantes, alimenta nas pessoas a vontade de se expressarem e de se conectarem com a arte”, completa a dançarina.
Na região metropolitana de Belo Horizonte, o Festival Corpo Vibra é realizado por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem. “A segunda edição do festival será maior do que a primeira. Vamos ter mais trabalhadoras da cultura e uma estrutura que não tínhamos antes. Com certeza, o evento ficará na memória do município, pois ele vai valorizar as artes do corpo e da dança por meio das oficinas e ainda possibilitará que os cidadãos da cidade vejam um espetáculo inédito, sem a necessidade de migrar de cidade para consumir uma apresentação de dança”, garante Camilla.

Foto: Marcos Souza

 

OFICINAS FESTIVAL CORPO VIBRA
Quando? 19 e 20 de agosto, a partir das 8h30
Valor: Entrada Gratuita
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbTeX6mqC7lZxeS-BXTRTSxMwgbvUBXkt6g12OmJ9r319WlA/viewform
Mais detalhes: https://www.instagram.com/festivalcorpovibra