Operação Mar de Minas IV teve mais de 400 pessoas presas e R$ 4,7 milhões apreendidos pela fiscalização tributária

Forças de segurança e parceiros atuaram de forma integrada durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes na região do Lago de Furnas
A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram 4,7 milhões de reais. Quatrocentas e uma pessoas foram presas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24). Os trabalhos tiveram início em 19 de maio e se estenderam até o último domingo (22/6).
Realizada de forma integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local.
Houve abordagens e investigações terrestres, marítimas e aéreas. Além dos 401 adultos presos, 28 adolescentes foram apreendidos, sendo 13 em flagrante por ato infracional. Um total de 1.178 inquéritos policiais foram concluídos, outros 944 instaurados, 584 diligências realizadas e 319 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) lavrados.
A carreta do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), equipada com tecnologia embarcada e câmeras de alta precisão, serviu como base de apoio para as equipes durante a intensificação das ações da reta final dos trabalhos, no recesso do feriado de Corpus Christi, em Capitólio.
O levantamento das ações realizadas em terra teve mais de 2.700 pessoas abordadas, com 2.743 veículos fiscalizados, 136 testes de bafômetro realizados, resultando em 142 autos de infração aplicados, 26 veículos apreendidos, seis condutores inabilitados autuados, além de três autuações por recusa a se submeter ao teste de bafômetro e uma por embriaguez.
O total de drogas apreendidas foi de quase 19 quilos de maconha, mais de três quilos de cocaína, 500 gramas de haxixe e 200 gramas de crack. Foram apreendidas 15 armas de fogo, 12 armas brancas, dois simulacros e 173 celulares. Já na fiscalização agropecuária, 311 cargas de animais e 49 cargas de agrotóxicos foram verificadas, 128 veículos inspecionados, 31 cargas vegetais conferidas e seis autos de infração registrados.
As ações marítimas resultaram em 467 embarcações fiscalizadas, incluindo 224 abordagens a veículos de transporte de passageiros, 140 a embarcações de esporte e recreio, 33 abordagens a motos aquáticas, 45 a embarcações flutuantes e 18 abordagens a balsas de travessia. Trinta e dois testes de bafômetro foram realizados, 11 condutores inabilitados foram autuados, nove embarcações apreendidas e 138 autos de infração registrados.
Oito locais foram alvo de fiscalização da aviação civil, sendo duas aeronaves fiscalizadas. Por parte do Corpo de Bombeiros Militar houve 24 ações de gestão de risco de acidentes. Já a fiscalização do meio ambiente fez 89 abordagens, que resultaram em 22 autos de infração e na suspensão ou embargo de sete atividades.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou a importância das ações e, sobretudo, o sucesso da soma de esforços. “Todas as forças de segurança trabalharam de forma integrada, mostrando que essa união torna os resultados mais efetivos e abrangentes. Novas edições da Operação Mar de Minas acontecerão, mostrando a força da nossa segurança para o país”, afirma.
Participaram da operação a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Atuaram como instituições parceiras a Marinha do Brasil, Polícia Federal (PF), a Receita Federal, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).