Os benefícios do caqui para a saúde

Os benefícios do caqui para a saúde

Minas Gerais é um dos maiores produtores da fruta que é rica em antioxidantes

Estamos no pico da safra do caqui. Considerada uma fruta versátil, pode ser consumida in natura, em vitaminas, saladas, sobremesas e até em preparações salgadas. “É uma ótima opção para variar o cardápio e melhorar a qualidade nutricional da alimentação. Estamos falando de uma fruta rica em antioxidantes, como carotenoides e flavonoides, que ajudam a combater os radicais livres. Também é uma boa fonte de fibras, o que contribui para o bom funcionamento intestinal e auxilia no controle do colesterol e da glicemia. Contém ainda pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina E. Outro benefício importante é sua ação anti-inflamatória e estimuladora do sistema imunológico”, explica a professora de nutrição da Una Itabira, Haira Guedes.
O caqui é originário da Ásia, especialmente da China e do Japão, mas se adaptou muito bem ao clima brasileiro. De acordo com a professora, o Brasil é um dos grandes produtores da fruta, com cultivo principalmente em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Apesar disso, a fruta não é utilizada com frequência nas refeições. ” Apesar de ser saboroso e nutritivo, a fruta, por questões culturais e de hábito alimentar, ainda enfrenta certa resistência. O caqui tem uma safra curta (geralmente no outono) e é uma fruta extremamente sensível ao transporte e que amadurece rapidamente, o que dificulta sua distribuição e conservação. Além disso, muitas pessoas não estão familiarizadas com seu consumo, o que faz com que ainda seja uma fruta subaproveitada na alimentação diária”, diz.
A professora da Una Itabira responde algumas dúvidas sobre o caqui. Confira:
Como saber se a fruta está madura?
O caqui maduro geralmente apresenta uma casca lisa, brilhante e uma coloração alaranjada intensa. Quanto ao toque, ele deve estar levemente macio, mas sem sinais de machucados ou partes escurecidas. Algumas variedades, como o caqui “rama forte”, podem ser consumidas mesmo quando ainda estão firmes; já outras, como o “chocolate” ou o “taubaté”, precisam estar bem macias para perderem a adstringência.
O caqui engorda?
Como qualquer fruta, o caqui contém açúcares naturais e calorias. Uma fruta possui, em média, 70 a 120 calorias, dependendo do tamanho e da variedade. Portanto, quando consumido com moderação, dentro de uma alimentação equilibrada, o caqui não engorda.
O caqui aumenta a glicose?
O caqui possui açúcares naturais (frutose e glicose) e, por isso, seu consumo em excesso pode sim elevar os níveis de glicose no sangue, especialmente em pessoas com diabetes. No entanto, se for consumido com moderação e dentro de uma alimentação equilibrada, pode ser incluído na dieta de pessoas com controle glicêmico, preferencialmente junto com fontes de fibras ou proteínas para reduzir o impacto glicêmico.
A fruta causa azia?
Não há comprovação científica de que o caqui provoque azia diretamente. No entanto, por ser uma fruta rica em taninos (especialmente quando ainda não está totalmente madura), pode causar certo desconforto em pessoas com sensibilidade gástrica ou refluxo, principalmente se consumido em excesso ou quando estiver muito firme.
O caqui é bom para o coração?
O caqui é rico em antioxidantes como os flavonoides e carotenoides. Esses compostos ajudam a proteger os vasos sanguíneos e a reduzir processos inflamatórios. Além disso, por conter fibras solúveis, pode contribuir para a redução do colesterol LDL (colesterol “ruim”), favorecendo a saúde cardiovascular.
Qual a melhor forma de consumo?
O ideal é consumir o caqui quando maduro e in natura, quando ele está com a textura macia e sabor mais doce. Isso reduz a adstringência e pode prevenir desconfortos gástricos. Também pode ser adicionado a vitaminas, saladas de frutas, sobremesas naturais ou até em preparações assadas.
Confira uma receita fácil e prática. A vitamina de caqui com aveia e linhaça é rica em fibras, antioxidantes e ajuda na saciedade.
1 caqui maduro
1 copo de leite (ou bebida vegetal de aveia ou amêndoas)
1 colher de sopa de farelo de aveia
1 colher de chá de linhaça
Bata tudo no liquidificador e bom apetite!
Sobre a Una
Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima – maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.