Palhaça da associação Doutores da Alegria lança livro em BH

Obra da belo-horizontina Tereza Gontijo reúne experiências de 17 anos da artista levando arte para hospitais
Após emocionar leitores na versão digital e ser lançada oficialmente na Bienal do Livro do Rio de Janeiro,e passar recentemente pela Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a obra Do riso ao soro – Reflexões de uma palhaça no hospital e a incrível jornada dos afetos (Editora Urutau), da multiartista Tereza Gontijo, chega à Belo Horizonte. O livro marca a trajetória da atriz, palhaça e sobrinha-neta de Maria Clara Machado, reunindo memórias e reflexões construídas ao longo de 17 anos de atuação em hospitais públicos com a associação Doutores da Alegria.
Na obra, Tereza, que dá vida à palhaça Guadalupe, compartilha relatos comoventes e encontros marcantes em alas pediátricas e adultas de instituições de saúde de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A narrativa articula experiências pessoais com vivências hospitalares, como o dia em que uma criança realizou o sonho de ser Super-Homem antes de partir, ou o momento em que a autora precisou deixar sua filha internada para atender outras crianças.
“Sou mineira de Belo Horizonte e, embora more em São Paulo desde 2010, retornar à minha terra natal para lançar meu livro tem um significado muito especial. Foi em BH que construí minha base, minha formação e de onde vêm as minhas principais referências. Esse momento é mais do que um marco na minha trajetória profissional, é também um reencontro afetivo com minhas origens“, reflete Tereza.
Mais do que um testemunho de sua trajetória artística, Tereza traz no livro uma forma mais humana de perceber e se relacionar com o mundo.
Com 210 páginas, Do riso ao soro é uma ode à escuta, ao cuidado e à potência dos afetos. Um convite corajoso e sensível àquilo que há de mais genuíno em nós.
Sobre a autora
Tereza tem 38 anos, é atriz, musicista, professora e diretora teatral, além de especialista na palhaçaria, e uma artista premiada. Para ela, cada pessoa carrega um valor inestimável e uma história a ser honrada, uma expressão única. “A beleza da diversidade é divina e partilhar humanidades há de ser das experiências mais transformadoras que temos o privilégio de vivenciar. Não à toa, além de palhaça, inventei-me profissões novas: detetive de metrô, jardineira de humanidades, pescadora de afetos.
Serviço
Lançamento do livro “Do riso ao soro” (Editora Urutau) – 216 páginas
Data: 12/08/25 (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046 – Belo Horizonte, MG
Instagram: tereza.gontijo.1