Parapan 2023: atletas da UFMG são convocados

Parapan 2023: atletas da UFMG são convocados

Além dos 6 atletas, a delegação contará também com o treinador do halterofilismo

Dentre os 324 atletas de 17 modalidades convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para representar o Brasil no Parapan 2023, seis atletas compõem o quadro de treinos do Centro Esportivo Universitário (CTE) da UFMG nas modalidades atletismo, taekwondo e halterofilismo. Além dos atletas convocados, o CPB convidou também o treinador da modalidade halterofilismo, Marcelo Danilo Matos dos Santos, para integrar a delegação brasileira. Os VII Jogos Parapan-Americanos acontecem em Santiago (Chile), entre os dias 17 e 26 de novembro. 

No atletismo paralímpico, o CTE será representado pela atleta Izabela Silva Campos. Já no Parataekwondo, as atletas Mirian Aparecida Pio, Larissa Lohane Lopes Alves e Ana Carolina Moura representarão o Centro, enquanto Cristiane Alves Reis e André Luiz Paz integrarão a equipe de halterofilismo junto com o treinador Marcelo.

Essa é a segunda edição do Parapan em que o Projeto Paralímpico do CTE é representado na competição. A expectativa é alta. Além dos preparos físico e tático, todos os atletas contam também com apoio fisioterápico, psicológico, nutricional, da terapia ocupacional e da equipe de enfermagem para garantir que chegarão à competição em sua melhor forma.

A competição é também uma prévia da Paralimpíada 2024, que acontecerá em Paris. Segundo o treinador Marcelo, o Parapan pode ser considerado como uma mini paralimpíadas, porque é disputado com atletas que possivelmente estarão nos jogos paralímpicos. 

Além disso, o Parapan acontece logo após os Jogos Pan-americanos, no mesmo espaço físico e com a mesma estrutura, o que contribui para trazer mais visibilidade para o esporte realizado por pessoas com deficiência (PCDs). “Eu acho que o parapan é muito importante para as PCDs, para mostrar ao mundo que nós somos capazes também de muita coisa, nós somos muito fortes e somos capazes, tanto quanto qualquer pessoa sem deficiência”, afirma Cristiane Alves Reis.

Conheça a trajetória de alguns membros da equipe do CTE que fazem parte da delegação brasileira no Parapan 2023 no site da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Fotos: Acervos pessoais