Paratletas do halterofilismo do CTE-UFMG vão disputar Mundial de Halterofilismo em Dubai

Paratletas do halterofilismo do CTE-UFMG vão disputar Mundial de Halterofilismo em Dubai

Os atletas Cristiane Reis e Jean Henrique Pereira Rufino, do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, vão disputar o Mundial de Halterofilismo, que acontecerá de 22 a 30 de agosto, em Dubai. Os atletas serão acompanhados pelo treinador da equipe no CTE, Marcelo Matos, que também foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para compor a comissão técnica.

A mineira Cristiane Alves Reis é recorde nacional da categoria até 55kg com a marca de 95kg. A marca anterior pertencia a ela própria, que ergueu 94kg no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, em abril deste ano, no Centro de Treinamento Paralímpico. Ela representa o SADEVI/MG – CTE-UFMG.

Cristiane tem baixa estatura e iniciou no halterofilismo em 2019. Acumula quatro medalhas de ouro em competições nacionais e estreia em uma competição internacional com a Seleção Brasileira da modalidade.

Jean Henrique Pereira Rufino é vice-campeão brasileiro 2023 na categoria até 107 kg. Cadeirante, é atleta paralímpico do halterofilismo, treina no CTE-UFMG desde 2019. Ele conseguiu bater seu próprio recorde de 185kg conquistados, em março deste ano na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, com 195kg validados, sendo o vice-campeão do Brasileiro 2023 e alcançando o índice para o mundial em Dubai.

 

Ouro e prata na Seletiva de Halterofilismo para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago – Chile 2023

Cristiane Reis e Jean Henrique Pereira Rufino disputaram a Seletiva de halterofilismo para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, o Chile 2023 Invitational Competition, e retornaram com dois pódios e suas marcas fixadas no ranking internacional, aumentando as chances para o Mundial de Halterofilismo, em Dubai.

 

O halterofilista Jean Rufino garantiu a medalha de ouro para o Brasil, na categoria até 107kg, ao erguer 190kg em seu melhor levantamento. Cristiane Reis ficou com a medalha de prata na categoria até 55Kg, com a marca de 94Kg.

Esporte paralímpico

No halterofilismo paralímpico competem atletas com deficiência física nos membros inferiores, baixa estatura e paralisia cerebral. Os atletas executam um movimento chamado supino, deitados em um banco. Cada competidor tem três tentativas. O maior peso levantado é considerado como resultado final.

 

Atualmente no CTE-UFMG, são ofertadas as seguintes modalidades paralímpicas: atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo, abrangendo da iniciação ao alto rendimento, para atletas de Belo Horizonte e região metropolitana. Mais informações sobre como ser atleta no cte.ufmg.br/cte/.

Foto: Ana Patrícia Almeida