Período de chuvas: intervenções em várias regiões deixam Contagem mais preparada

Período de chuvas: intervenções em várias regiões deixam Contagem mais preparada

Contagem aposta no planejamento e em ações contínuas para que a população durma com mais tranquilidade durante o período de chuvas. Centenas de obras e intervenções vêm sendo executadas na cidade nos últimos três anos, a fim de impedir que enchentes, deslizamentos e demais ocorrências de risco atinjam o município. O resultado tem sido uma diminuição relevante em episódios de maior gravidade.

De 2021 até o início do segundo semestre de 2023, 329 intervenções foram executadas pela Prefeitura, de forma preventiva, para evitar enchentes e alagamentos ou para impedir desastres geológicos. Deste total, 154 correspondem a obras de implantação de rede de drenagem de até 50 metros de extensão e 175 correspondem a obras de contenção de encostas.

Somente em 2022, foram construídos mais de cem muros de arrimo para evitar deslizamentos, erguidos em áreas vulneráveis, como as vilas Barroquinha, Soledade, Riachinho, Beira Campo e Estaleiro, a grande obra de macrodrenagem no bairro Água Branca, entre outros.

Paralelo a isso, o município também investiu na limpeza dos córregos e dos dispositivos de drenagem (boca de lobo, grelha, caixa coletora, poço de visita e galerias). Foram realizados mais de 300 serviços de desassoreamento de córregos em todas as regiões da cidade e  mais de 41 mil limpezas de bocas-de-lobo. A limpeza desses equipamentos e locais  impede  o acúmulo de sedimentos dos leitos e reduz a ocorrência de enchentes.


Limpeza na Lagoa Gangorra – Nacional – Foto: Lucy Sallum/PMC

Também há em curso na cidade, um audacioso plano de obras, no qual estão previstas intervenções para melhorar a captação de água pluvial e fluvial e as condições de saneamento. Ao todo, 20 obras, algumas já concluídas e outras em andamento, vão contribuir para proteger a população, especialmente em períodos de grande volume de precipitação.

Destaque para a bacia B2 (Rio Volga), concluída recentemente, e para as bacias  B3 (Vila PTO), B4 (Vila Itaú) e B5 (Toshiba), que estão em construção. Juntas, elas terão capacidade de reter 550 milhões de litros de água das chuvas. A implantação dessas quatro bacias de contenção de enchentes na cidade é fruto de um trabalho iniciado há 14 anos, mostrando que o planejamento é indispensável para trazer progresso para Contagem.


Bacia de Contenção B2 (Rio Volga) – Foto: Janine Moraes/PMC

“Temos grandes obras não só de contenção de enchentes, mas também de risco geológico, para que enfrentemos o período de chuvas com mais tranquilidade. Além disso, estamos fazendo pequenas intervenções, como limpar córregos e bocas de lobo, entre outras ações, que são fundamentais para diminuir o risco de alagamentos e deslizamentos. Estamos trabalhando em toda a cidade para passarmos por esse período com mais tranquilidade”, ressaltou a prefeita Marília Campos.

Além das bacias, aproximadamente 150 ruas estão sendo requalificadas no Programa “Asfalto Novo”. Esse trabalho inclui implantação de sarjeta e drenagem superficial, dispositivos que contribuem para evitar alagamentos. Esse pacote de serviços é realizado ao longo de todo o ano, antes do período chuvoso.


Rua Sete, bairro Chácaras Del Rey – Foto: Ronnie Von/PMC

Mais obras

Diversas outras obras de grande porte, também, estão no planejamento do governo para serem iniciadas, em breve, e que trarão ainda mais segurança e qualidade de vida para a população de Contagem. Intervenções como a urbanização dos bairros Tupã e Solar do Madeira; pavimentação e drenagem de um trecho de 2,6 km de estrada na ligação das regiões de Vargem das Flores e Petrolândia; drenagem do córrego da rua México, no bairro Novo Boa Vista, Ressaca, já contam com recursos garantidos e projetos em fase final de conclusão ou em licitação. Os trabalhos do projeto de contenção das margens do córrego Muniz, tão aguardado pela comunidade, já foram iniciados.

Principais obras realizadas ou em andamento:

  1. Av. Maracanã (canalização do córrego Maracanã e macrodrenagem) – EM EXECUÇÃO

  2. – Macrodrenagem no bairro Água Branca – EM EXECUÇÃO

  3. – Programa Asfalto Novo (1a etapa) – CONCLUÍDO

  4. – Programa Asfalto Novo (2a etapa) – EM EXECUÇÃO

    Implantação das bacias de contenção:

  5. – B3 (Vila PTO) – EM EXECUÇÃO

  6. – B4 (Vila Itaú) – EM EXECUÇÃO

  7. – B2 (Rio Volga) – CONCLUÍDO

  8. – B5 (Toshiba) – EM EXECUÇÃO

  9. – Contenção do talude Capela Santa Helena – EM EXECUÇÃO

  10. – Drenagem na rua Felinto Venceslau dos Santos – Kennedy – EM EXECUÇÃO

  11. – Estabilização de talude rua João Venâncio / Via Expressa – Divisa Sede e Petrolândia – CONCLUÍDO

  12. – Drenagem no entorno do Poliesportivo do Riacho – EM EXECUÇÃO

  13. – Drenagem na rua José Pedro de Araújo – Cinco – EM EXECUÇÃO

  14. – Contenção e drenagem no córrego Muniz – Ressaca – EM EXECUÇÃO

  15. – Drenagem e pavimentação na av. A, bairro Chácaras Planalto – EM EXECUÇÃO

  16. – Drenagem no entorno do Campo do Terrestre – CONCLUÍDO

  17. – Estabilização de encosta na UPA Nacional – CONCLUÍDO

  18. – Estabilização do talude de uma seção ao redor do campo de futebol da rua Formosa – CONCLUÍDO

  19. – Estâncias Imperiais: contempladas intervenções desde a drenagem profunda, passando pela pavimentação e incluindo serviços de obras complementares, como execução de passeio, meio-fio e sarjetas, além da sinalização vertical e horizontal – CONCLUÍDO

  20. – Contenção de encostas na Vila Sapolândia (Industrial) – CONCLUÍDO

Autor: Jornalista Rômulo Abreu / Edição Carol Cunha / Fotos: Janine Moraes, Lucy Sallum e Ronnie Von