Polícia Federal permite que integrantes da Guarda Civil apliquem testes de aptidão para renovação do porte de arma

Polícia Federal permite que integrantes da Guarda Civil apliquem testes de aptidão para renovação do porte de arma

Cinco guardas civis de Contagem poderão atestar capacidade técnica para o manuseio de armas de fogo dos demais integrantes da instituição. A autorização foi concedida pela Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais – PFMG. Antes, essa avaliação poderia ser feita apenas por instrutores credenciados pela PF. Agora, a própria guarda tem competência para aplicá-la.

Com isso, a Guarda Civil de Contagem passa a ser a primeira instituição do Estado dessa natureza a realizar estas avaliações a partir de seus próprios instrutores. Os cinco guardas civis selecionados para aplicar os testes são Instrutores de Armamento e Tiro autorizados pela Polícia Federal e, também, foram designados por meio de edital e avaliação realizada pelo Centro de Formação e Capacitação da Guarda Civil de Contagem, no ano passado.

De acordo com o comandante Wedisson Luiz, essa autorização agiliza o processo de renovação, habilitação e aquisição de porte institucional. “Além disso, confere credibilidade ao trabalho executado pela Guarda Civil de Contagem, que é realizado com a máxima responsabilidade e de modo seguro, atendendo inclusive os requisitos psicológicos e técnicos exigidos pela PF”, afirmou.

A permissão, inclusive, agilizou a realização dos cursos de renovação de porte de arma institucional para aqueles agentes cujo porte vence esse ano. Ao todo 53 guardas precisam passar pelo processo em 2022. No mês passado, 33 foram submetidos aos testes.

Primeiro, eles são convocados para fazer a avaliação psicológica, em seguida e estando aptos, eles passam por um processo de preparação teórico e prático que dura, em média, oito horas. Somente após passar por essas etapas, os guardas são liberados para fazer o teste de aptidão técnica, que corresponde a uma prova prática de manuseio de arma e tiro. Concluídas todas essas etapas, o agente deve encaminhar a documentação para a PF, que providenciará a renovação.

“Além de ser uma exigência legal, a renovação é importante porque possibilita o aperfeiçoamento e o aprimoramento das técnicas pelo guarda. Isso garante mais qualidade, tranquilidade e excelência ao serviço prestado à população”, destacou o gerente do Centro de Formação e Capacitação da Guarda Civil de Contagem, Edvaldo Candido.

O próximo curso de renovação do porte de arma institucional deve ocorrer em agosto.

Autor: Carol Cunha