Posto de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas inicia operações na CeasaMinas de Contagem

Posto de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas inicia operações na CeasaMinas de Contagem

Unidade credenciada ao Sistema Campo Limpo começa a funcionar nesta segunda-feira (4/9) e atenderá os municípios da região metropolitana de Belo Horizonte

 

São Paulo, setembro de 2023 – A partir desta segunda-feira, 4 de setembro, inicia as operações do novo posto de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, localizado na CeasaMinas, de Contagem (MG). A unidade é credenciada ao Sistema Campo Limpo, que tem como entidade gestora o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).

 

O posto atenderá os municípios da região metropolitana de Belo Horizonte e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. A unidade será gerida pela Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas do Vale do Paraopeba e Região (ARDAVPR) e terá capacidade de receber cerca de 40 toneladas de embalagens por ano. A instalação do posto e as operações têm como parceiros estratégicos a CeasaMinas, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG)
 

“São muitos os benefícios desse posto. A Ceasa é um local muito frequentado pelos agricultores. Isso facilitará muito para os produtores, já que não precisarão mais se deslocar cerca de 30 km até a Central de São Joaquim de Bicas a fim de entregarem as embalagens vazias”, destaca Jair Furlan, Coordenador Regional de Operações do inpEV.

 

Os postos de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas são unidades com área mínima de 80 m2, geridas por associações ou cooperativas ligadas ao Sistema Campo Limpo. São responsáveis pelo recebimento de embalagens lavadas e não lavadas; inspeção e classificação das embalagens entre lavadas e não lavadas; emissão de recibo confirmando a entrega das embalagens pelos agricultores; e encaminhamento das embalagens às centrais de recebimento. No Brasil, há outros 290 postos que prestam tais serviços à sociedade. Somente em Minas Gerais são 62.

 

 

Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica.

O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802 e seu decreto regulamentador 4.074/02, alterado em 27 de outubro de 2021 pelo Decreto 10.833/2021. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 160 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal distribuição e agricultores.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no FacebookYoutubeInstagram, LinkedIn e TikTok.