Pré-Conferências de Cultura debatem ideias e inovações para o município

Pré-Conferências de Cultura debatem ideias e inovações para o município

As Pré-Conferências de Cultura foram iniciadas e, nas regionais Ressaca a Nacional, muitos debates e ideias foram levantadas, algumas inovadoras. Estiveram presentes artistas, agentes culturais, trabalhadores e trabalhadoras da cultura contagense. As demandas, na sequência, serão organizadas pelos núcleos estruturantes e levadas, posteriormente, à III Conferência de Cultura de Contagem, que acontecerá em agosto.

Na opinião da secretária de Cultura, Monique Pacheco, “foi um momento importante de participação popular, de escuta coletiva, levantamentos produtivos, com diversas ideias a serem inseridas na cultura da cidade. Os presentes contribuíram para a discussão e trouxeram inovações, que serão apresentadas na conferência”.

Com o objetivo de apontar propostas para a conferência e eleger delegados e delegadas, que serão aquelas pessoas que terão direito à voz e voto nas plenárias finais, a dinâmica dos encontros – que acontecerão nas oito regionais – será organizada pela equipe de mediação da Comissão de Trabalho da III Conferência de Cultura de Contagem.

As próximas pré-conferências acontecerão nas regionais Sede e Vargem das Flores, no próximo sábado (2/7). Na Sede, o encontro se dará na Escola Municipal Dr. Sabino Barroso. Em Vargem das Flores, na Escola Municipal Professora Ana Guedes. O horário em ambas será das 13h às 18h.

No dia 9 de julho, as regionais Riacho e Eldorado recebem o evento,  já no dia 16 de julho, Petrolândia e Industrial fecham os trabalhos iniciais.

Conferência
Com o tema “Reconstrução, Participação e Ação”, a III Conferência de Cultura de Contagem, que acontece nos dias 5, 6, 12 e 13 de agosto, considera o contexto da pandemia e como o setor cultural e toda a cadeia produtiva do setor foi afetada duramente nesta conjuntura. Diante disso é necessário repensar as questões econômicas, sociais e de novos posicionamentos frente a este cenário, sendo primordial, neste processo, a participação social, a fim de que haja uma devida avaliação e planejamento de políticas em torno de uma construção coletiva efetiva. O debate acontecerá dentro de quatro eixos, quais sejam: Democratização do acesso à Cultura; Identidade, Memória e Patrimônio Cultural; Formação Cultural; e, Fomento à Cultura.

De acordo com a programação, que está sendo construída juntamente com a sociedade civil, estão confirmadas discussões acerca do tema “O papel da Cultura na reconstrução do país”, com a presença do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, e da atriz Letícia Sabatella; debates em grupos de trabalhos e show do cantor Chico César.

A conferência integra os instrumentos do Sistema Municipal de Cultura, previsto na legislação municipal número 4.647/2013 e que tem consonância com os Sistemas Estadual e Nacional de Cultura.

Autor: João Cavalcanti