Prefeitura abre pré-cadastro para agentes culturais se inscreverem no Programa “Cultura Viva”

Prefeitura abre pré-cadastro para agentes culturais se inscreverem no Programa “Cultura Viva”

A iniciativa tem como objetivo mapear e identificar coletivos, grupos e agentes culturais que possam ser incluídos na política municipal

A Prefeitura de Contagem está com pré-cadastro de agentes culturais aberto para o mapeamento dos pontos e pontões de cultura que poderão integrar as iniciativas da política Cultura Viva no município. O objetivo da proposta é conhecer os grupos e coletivos da cidade que apresentam  perfis que se adequem às diretrizes da política. Os interessados devem preencher o formulário, de forma exclusivamente on-line, que está disponível no link https://portal.contagem.mg.gov.br/pre-cadastro-de-agentes-de-cultura.

A Política Municipal Cultura Viva de Contagem é uma iniciativa cultural de base territorial e comunitária, que tem como plano garantir a participação cidadã e o incentivo ao fomento e à autonomia das entidades, grupos, coletivos, redes e agentes culturais locais que realizam ações dentro do município de Contagem. Além disso, visa promover o enfrentamento às desigualdades socioeconômicas por meio da arte, das manifestações tradicionais e das ações que dialoguem com a cultura.

A iniciativa tem como público prioritário o morador de Contagem em geral, com atuação prioritária junto aos povos, grupos, comunidades e populações em situação de vulnerabilidade social, com reduzido acesso aos meios de cultura e que precisem de maior reconhecimento e proteção de seus direitos sociais, culturais, políticos e econômicos.

Pontos e pontões de cultura

Para terem acesso à Política Municipal Cultura Viva de Contagem, os pontos e pontões de cultura devem ser certificados como tal pela Secretaria Municipal de Cultura ou pelos órgãos gestores das Políticas Estadual e Federal Cultura Viva. Neste sentido, os pontos de cultura são reconhecidos como entidades ou grupos culturais sediados em Contagem há pelo menos um ano e com atuação cultural comprovada, que desenvolvam atividades de forma contínua nas comunidades onde estão inseridos.

Por outro lado, em uma perspectiva mais ampla, os pontões de cultura precisam apresentar todos os requisitos solicitados para a classificação dos pontos de cultura, com o acréscimo de desenvolver atividades culturais contínuas em uma rede que contemple três ou mais pontos de cultura agrupados por critério regional, identitário ou temático, objetivando o fortalecimento da Rede Municipal Cultura Viva nos campos de criação, mobilização, fruição, formação, produção, serviços, difusão e distribuição de ideias, ações e produtos culturais e educativos.

Todas as diretrizes da Política Municipal Cultura Viva de Contagem estão apresentadas e explicadas na cartilha que pode ser acessada aqui. Para mais informações: 3353-5357 ou culturaviva@contagem.mg.gov.br.

Autor: jornalista Augusto Nascimento / Edição: João Cavalcanti / Foto: Fernando Perdigão