Prefeitura de Contagem promove campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher idosa

Prefeitura de Contagem promove campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher idosa

A Prefeitura de Contagem promoveu na última semana, nos dias 20, 24 e 27/06, ações de sensibilização e informação, com o objetivo orientar, informar e conscientizar as pessoas idosas, em especial as mulheres, acerca da violência doméstica contra a mulher idosa, as tipologias da violência no âmbito familiar e o papel do Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM Bem me Quero.

As ações dos dias 20 e 27/6, foram realizadas nos espaços Bem Viver Luiz Palhares e Mário Covas, respectivamente, com participantes dos EBVs. Também foi realizada uma formação no dia 24/6, para os profissionais do Programa Contagem na Maturidade visando a qualificação e efetividade nos atendimentos ofertados.

O Ceam Espaço Bem Me Quero é um equipamento da Prefeitura de Contagem criado para atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O espaço funciona como um centro de referência onde as vítimas podem ser atendidas, acolhidas e auxiliadas na ruptura do ciclo da violência. O atendimento é sigiloso e não gera qualquer tipo de denúncia.

Com uma equipe composta pela coordenação, técnicos das áreas da psicologia, serviço social e direito, e estagiárias de psicologia, o Espaço Bem Me Quero oferta atendimentos individuais, e intervenções coletivas, como rodas de conversa, oficinas e palestras, além de promover a articulação da rede de enfrentamento à violência doméstica.

Kelly Regina de Jesus de Oliveira, assistente social da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, esclarece que “a superintendência não oferece serviço especializado de atendimento à pessoa idosa vítima de violência, no setor, registramos denúncias realizadas, por contato telefônico referente às violências contra a pessoa idosa e encaminhamos para as redes socioassistenciais e de proteção, polícia ou 3ª Promotoria do Idoso, conforme o caso, mas este serviço está em andamento e sendo estruturado pela assessora do gabinete”.

Denuncie

Existem vários tipos de violência à pessoa idosa, e todas devem ser denunciadas: abuso financeiro ou exploração econômica, violência física, abandono, violência sexual, violência psicológica e negligência.

Denúncias de violência contra a pessoa idosa – Disque 100; violência contra a mulher idosa no âmbito familiar (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral) – Ceam Bem me Quero; Violência Física/ Psicológica/ Patrimonial/ Financeira – Registro de Ocorrência na Delegacia de Polícia próxima à residência.

O Ceam Bem me Quero se localiza na rua José Carlos Camargos, 218, no Centro, e funciona nos dias úteis, das 8h às 17h. O contato também pode ser feito pelos números 3352-7543 / 3392-2794, e e-mail espacobemequerocontagem@gmail.com.

Foto: João Pedro Alcântara sob supervisão de Isabela Souza.

Autor: Isabela Melo