Prefeitura e Estado se reúnem com moradores do bairro Riacho para comunicar a retomada das obras da rua Rio Volga

Prefeitura e Estado se reúnem com moradores do bairro Riacho para comunicar a retomada das obras da rua Rio Volga

Com o intuito de ouvir a população e falar sobre a retomada das obras da rua Rio Volga, a Prefeitura de Contagem, em parceria com o Governo do Estado, realizou nesta quarta-feira (29/6), uma reunião com moradores do bairro Riacho, com a participação de cerca de 150 pessoas.

Presente ao encontro, a prefeita Marília Campos ressaltou a importância da retomada das obras pelo Estado, que estavam paralisadas, prejudicando a saúde da população e o desenvolvimento da região. “A conclusão desta obra vai beneficiar muitas pessoas que sofrem com as enchentes, trazendo mais qualidade de vida e tranquilidade para todos. Além disso, melhorar a infraestrutura traz mais empregos e desenvolvimento para toda cidade”, afirmou.

O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura – Seinfra, Fernando Marcato, participou da reunião com sua equipe, para debater e ouvir a população.  Ele falou sobre a dificuldade da retomada da obra pelo Estado, devido a fatores econômicos, como a desistência da construtora e a necessidade de fazer uma nova licitação, além da alta dos custos de insumos para a construção civil.

“Realizamos uma nova licitação e estamos retomando a obra com uma nova empresa, que também tem contrato com outras obras em Contagem, o que nos deixa mais tranquilos e aliviados. Foi muito importante o diálogo com a Prefeitura nesse processo e estamos totalmente comprometidos com a conclusão das obras. Nossa previsão é que até julho do ano que vem possamos entregar a obra à população”, afirmou.

A prefeita Marília Campos destacou que as obras da bacia da rua rio Volga e das bacias de contenção da Toshiba e o canal da Firmo de Matos, próximo à Vila Samag, vão ajudar a retardar e a conter as águas da chuva que prejudicam a população de Contagem.

A chefe do Executivo também sugeriu a construção de uma pista de skate na praça da rua Rio Volga para fomentar o esporte na região. O secretário Fernando Marcato se comprometeu a realizar a obra e será formada uma comissão com representantes dos skatistas, do Estado e da Prefeitura para discutir o projeto.

O representante da Comissão de Moradores do Entorno, Arlindo Gomes, comemorou a retomada das obras e o esforço da Prefeitura para cobrar do Estado a finalização das obras.

Morador do bairro Riacho há mais de 30 anos, Dalmo José Rodrigues, que participou da reunião, disse que, agora, está muito confiante na finalização das obras. “Foram muitos anos de sofrimento para várias pessoas aqui da região. Eu acredito nas palavras da prefeita e do secretário, que até o ano que vem esta obra acaba. Vai ser um alívio para todos”, disse.

Também participaram do evento o vice-prefeito, Ricardo Faria; os secretários municipais de Obras e Serviços Urbanos, Marco Túlio de Melo; e de Governo, Pedro Amaral; o presidente da Transcon, Marco Antônio Silveira; o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues; representando o Conselho Regional do Riacho, a ex-vereadora Isabella Filaretti, os vereadores Ronaldo Babão, Vinícius Faria, Carlin Moura e Zé Antônio. Representando o Estado, os subsecretários de Obras e Infraestrutura, Breno Longobucco, e de Transportes, Gabriel Fajardo.

Histórico da obra 

A obra foi iniciada em 2015 pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER-MG.  Conforme previsto em convênio firmado entre o Estado e a Prefeitura, Contagem investiu 27 milhões, no ano de 2020, nas obras para dar agilidade às intervenções e liberar os demais recursos do Plano de Aceleração de Crescimento – PAC.

As obras foram paralisadas porque a Empresa Via Engenharia, contratada pelo DER, entrou em situação de recuperação judicial em 2020, culminando na interrupção da obra no mês de abril de 2021. Em consequência, o DER-MG teve que licitar novamente as obras em duas etapas.

A empresa vencedora da nova licitação foi o Consórcio DEER Bacias de Contagem MG (composto pelas sociedades RFJ Construção e Engenharia Ltda e Poros Construtora Eireli), que iniciou as intervenções em maio de 2022. Ela executará as obras de conclusão da rua Rio Volga e a implantação da bacia da avenida Francisco Firmo de Matos.  O valor da obra foi orçado em R$ 59 milhões.

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Fotos: Janine Moraes

Autor:Adriana Borges