Prefeitura promove ações de combate à violência contra idosos

Prefeitura promove ações de combate à violência contra idosos

 

 

No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15/6), a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania realizou um Ciclo de Formação em Direitos Humanos e Cidadania, sobre a temática. A ação foi promovida pela Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e contou com o apoio do Conselho Municipal do Idoso de Contagem – Comic e da OAB Contagem

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU com o objetivo de promover, junto à sociedade e o Poder Público, a conscientização e enfrentamento dos diversos tipos de violência contra os idosos.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Contagem, o advogado Rogério Lisboa, destacou a importância da acolhida, efetivação e conscientização sobre o tema. “ Temos que ser os precursores de uma cultura de não violência. Aqui na OAB Contagem  contamos com comissões de direitos e combate às diversas formas de violências. Precisamos nos conscientizar por meio do diálogo e parcerias, nosso dever é continuar com esse trabalho que não pode parar”.

Para a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos, é importante a construção efetiva de políticas públicas no município que garantam a vida plena para os idosos. “A celebração de um dia de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, uma data mundial provocada pela ONU, demonstra que apesar de importantes conquistas que já tivemos no Brasil e no mundo, há ainda importantes desafios a serem cumpridos. Temos mais de 55 mil idosos em Contagem e sabemos de todos os desafios que atravessamos, por esse sentido a gestão não tem medido esforços na articulação de todas as secretarias para a ampliação e garantia de todos os direitos, principalmente o direito do envelhecer saudável, protegido e feliz”.

O superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Eduardo Tadeu Sendon, destacou o Programa “Contagem na Maturidade” entre os trabalhos desenvolvidos na articulação e efetivação de políticas públicas para os idosos sob a orientação de desenvolver e implementar ações de socialização, garantindo o envelhecimento digno, saudável e que respeite as diversidades. “Temos hoje, em todos os territórios, o “Contagem na Maturidade”, onde são oferecidas atividades como ginástica, artesanatos, jogos, danças, coral, oficinas e aula de yoga”.

Segundo a presidenta do Conselho Municipal do Idoso de Contagem, Maria Dalva da Silva Santana, a colaboração qualificada de informações é a melhor forma de disseminação de conhecimento dos direitos humanos. “Podemos levar a informação para as pessoas, nossa arma é o conhecimento”.

A programação contou com a apresentação do coral do Programa “Contagem na Maturidade”, além da intervenção de recreação do Sesc Contagem. Para encerrar o evento, a referência técnica do Serviço de Proteção Social Especial para a Pessoa com Deficiência e Pessoas Idosas, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Laura Melo, destacou os tipos de violência sofridos e as ações de acolhimento e denúncias que estão sendo realizadas no âmbito municipal.

Para finalizar o dia, a Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa promoveu uma blitz educativa com a distribuição de  informativos e de conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa na avenida João César de Oliveira, em frente ao Big Shopping.

Como denunciar:

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – MMFDH, de janeiro a junho de 2022, já foram registradas mais de 35 mil denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas. E em mais de 87% das denúncias as violações aconteceram dentro da casa onde o idoso reside. O painel completo dos dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos pode ser acessado no link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh/painel-de-dados

As denúncias de violações de direitos humanos podem ser feitas por meio do Disque 100 – Disque Direitos Humanos ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil.

Autor e fotos: Repórter: Isabela Melo/PMC