Prefeitura realiza plantio de árvores no viaduto do CeasaMinas durante a semana do meio ambiente

Prefeitura realiza plantio de árvores no viaduto do CeasaMinas durante a semana do meio ambiente
A integração entre o urbano e a natureza é um dos objetivos das grandes cidades para promover o melhor uso dos espaços públicos e melhorar a qualidade de vida da população. Com este propósito a Prefeitura de Contagem realizou o plantio, neste sábado (4/6) de centenas de mudas nas alças do viaduto do Ceasa, que passa por grande reforma de melhoria viária.

A prefeita Marília Campos destacou a importância das obras do viaduto e celebrou o plantio das mudas à véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, para deixar Contagem mais “bonita”. “O viaduto do Ceasa logo será inaugurado, com nova iluminação, sinalização, uma intervenção completa. Também queremos uma cidade arborizada, a cidade mais bonita, humanizada, que promova o bem-estar”, disse Marília.

Em uma das alças do viaduto do Ceasa foi realizado o plantio de 38 mudas de sete espécies diferentes de árvores. Ao centro, foi plantada uma muda de Pau Brasil. Em toda intervenção do viaduto serão plantadas 400 arbustos e 98 mudas de árvores.

Além da composição paisagística, que contará com plantas e flores de cores diversas, as espécies das árvores foram selecionadas por terem copa mais alta de forma que não perturbem a visão dos motoristas e usuários do trevo, garantindo conforto e segurança dos da população e promovendo um ambiente agradável, robusto e confortável. A projeção é de que em três anos as árvores já estejam florescendo.

O viaduto do Ceasa Minas apresentava um grande gargalo de veículos ocasionando grandes problemas no trânsito. Agora, estão sendo construídas seis novas pistas para aliviar o tráfego de veículos.
Acompanharam o plantio das mudas os secretários municipais de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão Mesquita, de Governo, Pedro Amaral de Aguiar Gama e os vereadores Gegê Marreco (PTB) e Bruno Barreiro (PV).

Parque Sarandi
Ainda neste sábado (4/6), foi inaugurado o novo playground do Parque Sarandi, na região Ressaca. O parquinho ficou fechado por mais de seis anos e a reforma ocorreu por uma contrapartida a um evento realizado no parque.

Agora, a população conta com mais um equipamento de lazer, equipado com gangorra, escorregador, subida nas cordas, escada horizontal e disponível todos os dias, de 8h às 17h.
Edna Mendes é moradora do bairro Kennedy, em Contagem, e levou seu filho Gabriel, 7 anos, para aproveitar o novo brinquedo. Eles, que foram os primeiros a utilizar o playground, aprovaram o equipamento. “Ficou muito bom, fazia falta esse espaço”, disse Edna. “A Prefeitura arrumou e agora as pessoas podem voltar”, completou Gabriel.
A Prefeitura de Contagem valoriza a criação de espaços de convivência e estimular a população a ocupar a cidade, as praças, parques e todos os equipamentos públicos, valorizando a prática de atividades externas e a integração urbana e do meio ambiente.

Semana do Meio Ambiente
A Prefeitura de Contagem está promovendo diversas atividades desde o dia 1º de junho para promover a semana do Meio Ambiente 2022, cujo tema é “Mudanças climáticas: impactos, soluções e desafios” e que se encerra no próximo domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente.
Foram diversas atividades técnicas e lúdicas que iniciaram com o Seminário de abertura e a inauguração de uma exposição. A semana envolveu o poder público, setor produtivo, instituições de ensino e sociedade civil.

Fotos: Luci Sallum
Autor: Fernando Dutra