Qualificação profissional é o maior diferencial para quem quer se destacar no mercado

Qualificação profissional é o maior diferencial para quem quer se destacar no mercado

Docente do Senac aponta habilidades e competências para quem quer atuar no setor de bares e restaurantes 

Se você tem algum bar ou restaurante favorito, ou alguma lembrança inesquecível de um almoço, jantar ou até mesmo um happy hour, provavelmente foi muito bem atendido por uma garçonete ou garçom.

A excelência na qualidade do atendimento é um dos principais fatores de retenção de clientes do setor de alimentação fora de casa, conforme afirma Marcos Vinicios Barbosa de Carvalho, Instrutor de Formação Profissional de Serviço de Restaurante da Unidade Senac Barro Preto. “Os garçons e as garçonetes são profissionais multitarefas: recepcionam, realizam vendas, servem alimentos e bebidas, recolhem utensílios, pedem feedback aos clientes e fecham a conta. Mesmo com tantas tarefas, é imprescindível que tenham foco na qualidade do atendimento e se atentem às necessidades do público, fidelizando assim, a clientela”.

O docente explica que atualmente se espera destes profissionais muito mais do que simplesmente servir. “Além de dominar as regras de etiqueta e técnicas de serviço, espera-se que garçons e garçonetes tenham as qualidades interpessoais bem desenvolvidas, pois são os profissionais que mantêm contato constante com os clientes, desde a recepção até a despedida.”

Marcos Vinicios aponta que um dos maiores desafios para quem quer atuar nesta função é lidar com um público cada vez mais exigente. “Sobretudo no setor gastronômico, onde as pessoas se encontram principalmente em momentos de lazer. Pensando nisso, é imprescindível que o garçom e a garçonete tratem o cliente bem, fazendo-o se sentir em casa e prestando sempre um serviço impecável, de excelência. Além disso, o profissional deve ser rigoroso com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos para evitar qualquer desconforto ou problema, antes da bebida ou do alimento chegar à mesa.”

Presença feminina

A presença feminina no setor de bares e restaurantes está em alta. Dados do IBGE, analisados pela Abrasel, apontam que as mulheres são 54% da força de trabalho formal no setor de alimentação fora do lar. Entre os informais, a presença chega a 56%. O número representa mais de 1,6 milhão de trabalhadoras no setor.

E essa participação das mulheres reflete também no crescimento do número de garçonetes, como salienta o docente do Senac. “Em outros tempos, a profissão era pouco ocupada pelo público feminino, seja pela rotina intensa ou pelo fato de que a ocupação era vista erroneamente como uma ‘função masculina.”

Esta mudança de cenário acontece para além do atendimento ao público, conforme evidencia Marcos Vinicios. “Felizmente, é cada dia mais comum encontrar garçonetes nos estabelecimentos gastronômicos em Belo Horizonte. Há também muitas mulheres que já trabalharam como garçonetes e que estão ocupando cargos de gestão em restaurantes, bares e hotéis, em cargos como Chefe de Fila, Maître e Gerente.”

Mercado de trabalho 

Com a retomada econômica, o setor de bares e restaurantes é um dos que mais cresce e gera empregos. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com 2.615 empresários indicou que 38% pretendem reforçar a mão de obra no segundo semestre de 2023.

O cenário de contratações evidencia a tendência de aumento no número de vagas ocupadas no setor de alimentação fora do lar, de acordo com dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios). O segmento registrou um aumento de 1,2% no número de empregos nos últimos 12 meses, em comparação com o crescimento geral de 0,9% dos outros setores.

Comparado ao trimestre anterior (meses de dezembro a fevereiro), o setor de alimentação e hospedagem (do qual bares e restaurantes representam mais de 90% do volume de empregos) obteve um desempenho ainda melhor: acréscimo de 1,4%, o aumento nos demais segmentos foi de 0,2%. Apenas entre janeiro e maio de 2023, foram criadas 124 mil novas vagas de trabalho.

Este cenário é ainda mais promissor em Belo Horizonte, que continua sendo considerada a capital nacional dos botecos. A Abrasel comparou dados do Censo 2022, divulgado em junho deste ano, com o número de estabelecimentos ativos na base da Receita Federal e chegou ao valor de 178 bares a cada 100 mil habitantes na capital mineira. Considerando-se a área do município, são 12,5 bares por km² em Belo Horizonte.

Apesar do crescimento e das perspectivas otimistas, o segmento está com dificuldade de ocupar as vagas disponíveis por falta de mão de obra qualificada. Marcos Vinicios avalia que a qualificação profissional pode fazer a diferença para quem quer se destacar neste mercado. “Belo Horizonte carece de profissionais bem treinados e preparados para ocuparem cargos dentro dos diversos empreendimentos de hospitalidade. Quem deseja atuar no segmento deve buscar se qualificar. Os profissionais mais qualificados terão a oportunidade de ocupar os melhores estabelecimentos e cargos dentro do atendimento em alimentos e bebidas.”

Excelência na qualificação profissional

O garçom ou a garçonete que busca o Senac Belo Horizonte para se qualificar tem a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, ampliar seu potencial de empregabilidade na hora de escolher os estabelecimentos onde poderá trabalhar e, ainda, atingir posteriormente outros cargos desejados dentro do setor gastronômico.

O docente explica que no Curso de Garçom do Senac “os estudantes desenvolvem o perfil profissional, adquirem domínio das técnicas padronizadas e modernas do bem servir, expandem suas habilidades de comunicação com os clientes e aprendem a lidar com situações diversas dentro do estabelecimento de alimentos e bebidas.”

Entre as habilidades específicas desenvolvidas durante o curso, Marcos Vinicios aponta “preparar todo o ambiente de trabalho, desde o layout do salão, até esterilizar e organizar os materiais e utensílios; montar mise en place das mesas; recepcionar e acomodar os clientes; realizar vendas através de técnicas de comunicação; anotar e lançar os pedidos; recolher o pagamento da conta dos clientes e acompanhá-los até a saída”.

Ao longo da formação, as alunas e alunos desenvolvem as seguintes habilidades:

  • Aprimoramento do perfil profissional – O garçom/garçonete é o funcionário que tem o maior contato com os clientes, é quem mais influencia a opinião do público referente ao estabelecimento. Por isso, é imprescindível que esse profissional tenha comportamentos e atitudes condizentes com a profissão.
  • Postura e Conduta – O garçom/garçonete deve sempre manter o corpo reto, ser elegante sem estar tenso. Manter as mãos para trás se estiver desocupado, não deve se escorar em móveis nem manter o rosto para baixo, por exemplo. Deve andar em passos normais, sem correr para que não haja acidentes. E falar em um tom de voz audível, sem ser alto demais. Importante ainda preservar sua privacidade e não emitir opiniões pessoais aos clientes.
  • Valores e Relacionamento Interpessoal – O profissional deve ter uma boa comunicação com o público, ser simpático e cortês com os clientes. Também deve ser educado, discreto e honesto em todos os aspectos. E ainda ser criativo, dinâmico e flexível, demonstrando disposição e capacidade de resolver problemas inesperados.

 

Programa Senac de Gratuidade

A Unidade Senac Barro Preto (Rua dos Goitacazes, 1159 – Barro Preto) está com inscrições abertas para o Curso de Garçom. As aulas serão realizadas presencialmente no turno da Tarde, com início das aulas previsto para 28/08.

A formação integra o Programa Senac de Gratuidade (PSG). As pessoas interessadas podem se inscrever por ordem de chegada e as vagas são limitadas. Para participar, é necessário que a renda familiar mensal per capita do candidato, ou seja, a renda bruta dos componentes do grupo familiar dividida pelo número de pessoas, não ultrapasse o valor de dois salários mínimos. Informações podem ser obtidas pelo telefone 31 3057-8600 (WhatsApp) e no site do Senac.

Legenda da foto: Getty Images Dia do Garçom – Qualificação profissional é o maior diferencial para quem quer se destacar no mercado