RESULTADO DA OFICINA DE RAP MINISTRADA POR DAS QUEBRADAS SERÁ APRESENTADO COM GRANDE FESTA NO ZILAH SPÓSITO

RESULTADO DA OFICINA DE RAP MINISTRADA POR DAS QUEBRADAS SERÁ APRESENTADO COM GRANDE FESTA NO ZILAH SPÓSITO

Rapper, acompanhado dos alunos da atividade formativa, vai lançar músicas e videoclipes criados durante a ação social; evento acontece no dia 14/10, a partir das 16h, com entrada franca

 

“Rimando Sobre o Patrimônio da Cidade”, oficina ministrada pelo artista Das Quebradas, um dos principais nomes do rap mineiro e com notoriedade em todo o país, chegou ao fim. Porém, os resultados da imersão artística, que aconteceu de agosto a setembro de 2023, serão apresentados agora: dia 14 de outubro, a partir das 16h, com entrada franca, no Centro Cultural Zilah Spósito (rua Carnaúba, 286, Zilah Spósito), em Belo Horizonte. O cantor, além de receber os participantes do workshop, que vão lançar as músicas e os videoclipes desenvolvidos durante o projeto, também apresentará alguns sucessos da carreira.

 

Com incentivo da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a formação artística “Das Quebradas: Rimando Sobre o Patrimônio da Cidade” foi ofertada gratuitamente e proporcionou um espaço de expressão e de reflexão para crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, residentes em BH. A turminha ainda teve a oportunidade de conhecer de perto os principais centros históricos da capital mineira, absorvendo elementos e sentimentos que se tornaram essenciais para as suas criações. O desfecho dessa jornada resultou em dois videoclipes e duas músicas originais, que vão ser lançadas no YouTube no dia 14/10.

 

“Durante o projeto, nós visitamos a Lagoa da Pampulha, a Igrejinha, a Praça do Papa e o Mineirão. Esses foram os lugares, os patrimônios da cidade, que eu fiz questão de levar os alunos para que eles pudessem conhecer. Isso porque, na maioria das vezes, apesar de morarem perto desses locais, eles nunca tinham ido. Foi a primeira vez que alguns deles tiveram acesso ao locais”, revelou Das Quebradas. “Foi importante mostrar os patrimônios da cidade para a turma, e o momento de reflexão que tivemos foi enriquecedor. Com essas visitas, os próprios alunos conseguiram escrever as músicas. E isso só foi possível porque ‘tocar’ na cidade é importante”, completou o idealizador do projeto, ansioso para o lançamento do resultado final.

 

De acordo com Das Quebradas, a experiência foi transformadora na vida dos participantes, e a imersão cultural foi fundamental para o processo criativo, permitindo que os participantes explorassem de forma autêntica e genuína as riquezas e peculiaridades de BH. “Foi um sentimento muito legal. Eu sou da comunidade e não tive acesso, quando era mais jovem, aos equipamentos e a pessoas que pudessem me instruir na área musical, principalmente ao rap. Essa turma, agora, teve essa oportunidade! Durante o processo, eu voltei às minhas origens, ao início da minha carreira, sem estrutura e sem acesso, assim como eles. Proporcionar uma chance como essa, me fez voltar e ter a certeza de que tudo valeu e ainda vale a pena”, refletiu o artista.

 

APRESENTAÇÃO

Para marcar o encerramento do projeto “Rimando Sobre o Patrimônio da Cidade”, Das Quebradas, ao lado dos alunos, vai ocupar o Centro Cultural Zilah Spósito com muita música. Conhecido por suas letras impactantes e uma presença de palco ímpar, o rapper vai mostrar sucessos da carreira e dividirá o palco com os novos artistas da quebrada. “Essa apresentação fecha o ciclo de aprendizagem, e eu espero que tanto o público quanto os criadores fiquem felizes com o resultado dos clipes”, finaliza.

 

DAS QUEBRADAS
Das Quebradas, nascido e criado nas periferias de Minas Gerais, carrega no próprio nome a trajetória de vida. Sim, ele transitou por várias quebradas, o que lhe rendeu o apelido e a carga cultural para escrever as letras viscerais que marcam a própria carreira. Em 2011, ele explodiu no território nacional com a crítica “Ela Gosta de Dinheiro”. De lá pra cá, explorou ritmos, beats e fez inúmeras parcerias. O rapper chegou a ser apadrinhado por MC Catra e já dividiu a cena com grandes nomes do hip hop, como Mano Brown, Thaíde e MV Bill.

 

“Das Quebradas: Rimando Sobre o Patrimônio da Cidade”

Data: 14/10, a partir das 16h

Local: Centro Cultural Zilah Spósito (rua Carnaúba, 286, Zilah Spósito), em Belo Horizonte

Valor: Gratuito