Ritmo de crescimento do mercado livre de energia está mais acelerado em Minas Gerais, apontam dados da CCEE

Ritmo de crescimento do mercado livre de energia está mais acelerado em Minas Gerais, apontam dados da CCEE

Mineiros já representam o terceiro estado do país com maior volume de consumidores no segmento

 

O mercado livre de energia, no qual o consumidor pode escolher o seu fornecedor e negociar condições de contratação, como prazos e tipo de fonte, segue em ritmo acelerado de crescimento em Minas Gerais, segundo levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.
De janeiro a agosto deste ano, o território mineiro registrou a entrada de 331 novos consumidores no segmento, volume 47% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. Com esse avanço, o estado acumula hoje 3.119 unidades no ambiente, e já é o terceiro com maior representatividade.
Segundo a CCEE, a procura maior tem relação com o cenário de preços mais competitivos no mercado livre no último ano. “O consumidor tem liberdade para comprar sob demanda, flexibilidade para negociar o preço direto com o fornecedor e maior previsibilidade financeira”, explica Talita Porto, vice-presidente da CCEE.
Em Minas Gerais o mercado livre já responde por mais da metade do consumo total de eletricidade.

 

Abertura do mercado livre

O mercado livre, atualmente, está restrito aos grandes consumidores, mas a CCEE tem trabalhado junto ao Ministério de Minas e Energia – MME e Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para que o ambiente esteja acessível para uma parcela maior da sociedade. Neste sentido, a partir de janeiro de 2024, já será possível a migração de todos os consumidores ligados na alta tensão, independentemente do volume de carga, conforme determina a Portaria nº 50/22, do MME.
A Câmara, que é a organização responsável por tornar possível a compra e a venda de energia em todo o país, também já tem se preparado e reforçado suas operações para receber os novos entrantes do segmento com eficiência e qualidade. Com o objetivo de simplificar o processo de adesão ao mercado livre, a CCEE lançou neste ano um novo modelo de assinatura eletrônica avançada, que utiliza tecnologias de blockchain para permitir que os documentos sejam firmados em poucos cliques. Saiba mais neste Link.

 

Sobre a CCEE

CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões.