Sábado com Libras: Espaço do Conhecimento UFMG promove oficina sobre a comunicação com surdos nos museus

Sábado com Libras: Espaço do Conhecimento UFMG promove oficina sobre a comunicação com surdos nos museus

 

 

A oficina virtual será realizada em português e Libras, não é necessário conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais

O acesso à cultura é um direito de todos. Os museus e centros culturais de todo o mundo têm um papel primordial na promoção da inclusão, e o Espaço do Conhecimento UFMG não se exclui disso. No dia 28 de maio, às 14h, a oficina do projeto Sábado com Libras, nomeada A comunicação com surdos nos museus, convida o público, surdo e ouvinte, a conhecer mais sobre a importância da acessibilidade nos espaços culturais e como promovê-la.

Destinada ao público em geral, a partir de 10 anos de idade (jovens e adultos, professores, trabalhadores e educadores de museus), a atividade será ministrada em português e em Libras pela equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade. As vagas, destinadas a até 15 pessoas, serão preenchidas por ordem de chegada, na recepção do museu.

No Brasil, aproximadamente 5% da população é surda e grande parte dela utiliza a Língua Brasileira de Sinais para sua comunicação. Segundo dados do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número corresponde a 10 milhões de pessoas. Dessa forma, a atividade será motor para reflexão das principais dificuldades enfrentadas por esse grupo, além de discutir algumas estratégias para melhor atender o público surdo nos museus.

Vocabulário ligado à cultura, expressões típicas do universo museal, sinais de museus e espaços culturais de Belo Horizonte e termos que têm relação com as temáticas do Espaço do Conhecimento UFMG serão apresentados ao longo da oficina, com o intuito de diminuir as barreiras atitudinais ainda existentes.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

 

Serviço

Sábado com Libras: a comunicação com surdos nos museus

Quando: 28 de maio, sábado, às 14h

Onde:  Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

Público: a partir de 10 anos (jovens e adultos, professores, trabalhadores e educadores de museus)

Atividade gratuita