SALA DE IDEIAS DO ESPAÇO CULTURAL QUINTAO DAS ARTES APROXIMA ARTISTAS E COMUNIDADE

SALA DE IDEIAS DO ESPAÇO CULTURAL QUINTAO DAS ARTES APROXIMA ARTISTAS E COMUNIDADE

Multiartista Mariele Conceição (MAR) é a convidada do projeto, que acontecerá no dia 27 de abril, a partir das 19h, no Espaço Cultural QuinTao das Artes; entrada é franca

 

O primeiro encontro deste ano do projeto Sala de Ideias, realizado pelo Espaço Cultural QuinTao das Artes (rua Divisa Nova, 85, Salgado Filho), na Região Oeste de BH, vai acontecer no dia 27 de abril, a partir das 19h, e contará com a presença da multiartista Mariele Cristina Conceição (MAR), que é palhaça, pesquisadora e produtora cultural profundamente conectada às questões que ecoam na diversidade da sociedade contemporânea. O evento é gratuito, e todas as pessoas podem participar deste ambiente de troca e regado a debates profundos sobre processos criativos.

 

“A QuinTao tem uma pegada muito formativa, e o espaço nasceu com o desejo de trabalhar não só com as conexões que a gente tem, enquanto artistas e fazedores de artes, que se constitui na base da economia criativa, mas também na formação no campo das artes de forma livre. No final da pandemia, quando já estava podendo fazer um ou outro evento com o público, pensamos numa maneira que a gente pudesse compartilhar os nossos projetos e os trabalhos das pessoas associadas, visando a formação do público. E o Sala de Ideias nasceu desse desejo”, explica o coordenador geral do Espaço Cultural Ricardo Ulpiano. Ainda segundo o gestor, cada encontro é uma aula diferente. “A ideia é a de que a gente pudesse partilhar nossos processos criativos, pois somos uma associação que tem vários artistas, atrizes, dançarinos, entre outros”, completa.

 

O projeto Sala de Ideias, desde o ano de 2021, tem sido um espaço de encontro, aprendizado e trocas, onde os artistas têm a oportunidade de apresentar suas obras e também o processo de composição que as tornam possíveis. Neste ano, a atividade, que terá mais três edições, recebe o apoio e fomento do edital Funarte Retomada 2023, fortalecendo ainda mais seu propósito de promover a formação e a criação artística na comunidade local. Para o primeiro encontro, a formação será com base em assuntos voltados à maternidade, ancestralidade e saúde com a palhaça Mariele Cristina Conceição.

 

De acordo com Ulpiano, a escolha por Mariele não poderia ser mais acertada. Ele fala que a artista representa uma voz que ecoa as experiências e perspectivas das comunidades periféricas e marginalizadas. “Ela tem o perfil de artista que move a QuinTao. Ela aborda diversas questões, não só das mulheres, mas questões que dialogam com nossos curadores, curadoras, e isso é importante porque somos diversos, composto por pessoas de diferentes origens e experiências de vida. Ela representa a essência do nosso coletivo, que é sintético e abraça a diversidade em todas as suas formas”, destaca o coordenador. “A escolha por ela se alinha perfeitamente com o nosso projeto e foi feita coletivamente. Para os próximos, haverá uma seleção por meio de formulário”, adianta ele.

 

MARIELE CONCEIÇÃO
Formada em Iniciação à Palhaçaria, Gestão e Produção Cultural pela Escola Livre de Artes (ELA), Mariele é Pedagoga e Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB). Ela possui pós-graduação em Psicologia e Saúde Mental e vivências de Intercâmbio em Angola e Cabo Verde com o foco nas pesquisas artísticas e no desenvolvimento de oficinas com o Teatro do Oprimido. Atuou como monitora no Projeto de Contação de Histórias, Mitologia Afrobrasileira na Escola, sendo também proponente e coordenadora do Projeto Irmandades pelo Fim do Racismo, Cátedra UNESCO/UNTREF.

 

A artista é matrigestora do Projeto “Benja em Min: 1 Círculo de Pesquisas em Palhaçaria Negra”, Apresentadora na TV Matracas, Integrante do Grupo IO’s Brincalhones e Empreendedora da Iôdoyá: Artes, Oficinas e Educação. Desde 2022, com a gravidez, desenvolve o Movimento Sorriso de Mãe, reunindo encontros e ações com mães e profissionais no sentido de construir aprendizados sobre maternidade, ancestralidade e saúde.

 

SERVIÇO:

Sala de Ideias do QuinTao das Artes
Sábado, 27 de abril, às 19h

Espaço Cultural QuinTao das Artes (rua Divisa Nova, 85, Salgado Filho), em BH

Entrada Gratuita (ingressos no Sympla)
Detalhes: https://www.instagram.com/quintaodasartes/

UM QUINTAO DE CONEXÕES

Fundada em 2002 como Associação Clube Ur=H0r, o QuinTao das Artes surge com a missão de promover e produzir manifestações culturais e artísticas centradas na dança. Explorando abordagens interdisciplinares e fomentando um pensamento contemporâneo na dança, a associação buscou engajar profissionais de diversas áreas, incentivando a colaboração e o intercâmbio de ideias em um ambiente que valoriza a coletividade e a convivência ética.

 

No ano de 2020 foi criado o Espaço Cultural QuinTao das Artes, que fica no bairro Salgado Filho, na região Oeste de BH, o que posteriormente gerou a alteração do nome da associação e a ampliação do seu escopo de atuação. O Espaço Cultural QuinTao das Artes, onde vai acontecer o projeto de mentoria, é um local coletivo com foco na promoção e na realização de ações culturais por meio de iniciativas colaborativas entre diversos profissionais. Entre as ações do local, estão cursos de dança, música, yoga, jogos teatrais, ensaios de coletivos artísticos, criação e preparação vocal de artistas, investigação, criação e produção cênica e musical.

 

Desde a abertura do Espaço Cultural, a Associação atua também na perspectiva da Cultura e da Cidadania promovendo ações gratuitas nas áreas de elaboração de projetos culturais, mentoria e consultorias para grupos artísticos, bolsas de criação em dança e música, oficinas de formação em gestão cultural, consultoria e mentoria de grupos iniciantes e/ou em processo de formação.

 

Nesta nova fase, o QuinTao tem como principais realizações a Residência Artística Morra e Deixe Viver, uma proposta que articulou os coletivos nomeiodeparacom, Cia Agnes, Cia dos Anjos e Coletivo Adayebá, atuantes em regiões periféricas da cidade de Belo Horizonte (2022); o QuinTao Apresenta, que foi a abertura do espaço para coletivos (2022); a Sala de Ideias (2021-2022-2023), ação destinada ao compartilhamento de processos criativos de grupos e coletivos artísticos; Mostra Artística (2021 e 2022); Mostra Música (2023); e Colônia de Férias – Brincatória (2023).