Sarau Ecológico celebra abolição da escravatura e exalta cultura negra

Sarau Ecológico celebra abolição da escravatura e exalta cultura negra
Para celebrar os 134 anos da Abolição no Brasil, comemorado no dia 13 de maio, a Prefeitura de Contagem realizou, na manhã de domingo (15/5), uma edição especial do Projeto “Sarau Ecológico”, com atrações voltadas para a cultura de matriz africana. Com o tema “A luta do negro pela liberdade”, o evento aconteceu no Parque Ecológico Eldorado, reunindo cerca de 200 pessoas.
A iniciativa faz parte da programação da Semana de Enfrentamento ao Racismo 2022 e foi desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad e Direitos Humanos.
Segundo a diretora de Educação Ambiental, Adriane dos Santos, “o evento tem como intuito despertar a consciência das pessoas sobre a importância da cultura e da arte negra, levando a uma reflexão sobre a questão da discriminação racial que ainda persiste. É preciso respeito ao meio ambiente físico, mas também à cultura e aos povos de todas as etnias”, destacou.
O diretor de parques, Rafael Mendes, reiterou a importância de levar para os parques a discussão sobre o racismo, aproveitando a retomada dos espaços pela população. “Estamos em um momento muito propicio para incentivar a apropriação dos parques e de levar também uma reflexão sobre o combate a discriminação e o preconceito na sociedade”, afirmou.
O professor Joaquim de Magalhães foi ao parque com os filhos para assistir ao evento. “Estou gostando muito das programações do parque e as crianças participam bastante. É importante valorizar a nossa cultura e os nossos antepassados. Eles deram o seu melhor. Agora, temos que continuar a nossa luta para fazer valer o nosso legado”, disse.
Dentre as atrações deste domingo, o destaque foi a apresentação de Roda de Capoeira com os grupos Esquivart D’Luanda, Negafiar e Artetude, que conseguiram reunir um grande número de pessoas em torno da roda. Também foram realizadas oficinas de arte com as crianças e a confecção de bonecas pretas.
As intervenções do Coletivo de Artistas Mineiras, U-Manas e a apresentação de Miss Black – Rapper, cantora e compositora deram o seu recado dando voz às questões da negritude.  Para Miss Black, “quando o negro vai para a rua e ocupa o seu lugar de fala, ele ajuda muito a população na superação do racismo e do preconceito”.
“Esta interação com as pessoas nas praças e nos parques é uma ferramenta de reflexão, que incentiva o pensamento e a valorização da arte e da cultura negra, por meio da música,  de debates e da sensibilização do público”, opinou.
O “Sarau Ecológico” acontece todo terceiro domingo de cada mês, em alguma praça ou parque da cidade. O objetivo do evento é despertar a consciência ecológica e cultural por meio de manifestações artísticas individuais e coletivas.
Fotos: Newton de Castro Resende
Autor: Repórter Adriana Borges