Semana especial para as crianças no Inhotim

Semana especial para as crianças no Inhotim

Visitas, oficinas e atividades lúdicas: confira o que o Instituto preparou para os visitantes nesta semana

 

Brumadinho, MG – O Educativo do Instituto Inhotim preparou uma programação especial para a Semana das Crianças. De quarta a domingo (11 a 15/10), crianças e adultos poderão aproveitar visitas temáticas nos acervos artístico e botânico do Instituto, oficinas e outras atividades.

 

Entre os destaques da agenda, estão visitas à Galeria Yayoi Kusama, onde a equipe de Educação convida os participantes a criarem uma pintura com massa de modelar inspirados nos jardins e nas cores da galeria – que são muitas! E também oficinas baseadas nas obras das exposições Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim e Direito à forma.

 

O Inhotim abre de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. A entrada é gratuita todas as quartas-feiras, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. Os ingressos nos outros dias custam a partir de R$ 50. Confira, abaixo, a programação completa da Semana das Crianças.

Programação – Semana das Crianças | 11 a 15 de outubro
VISITA TEMÁTICA: Bem-Estar

Seja para uma caminhada em meio à natureza, a contemplação de uma espécie botânica, ou de uma escultura, Inhotim é um espaço de cura e transformação para todos que o visitam. Os educadores do Inhotim convidam o público para conversas e reflexões sobre saúde e bem-estar, envolvendo os acervos artístico e botânico do instituto. Os efeitos para saúde física e mental da arte e natureza poderão não apenas ser discutidos, mas também sentidos durante a visita.

Quando: dia 11 de outubro

Horário: 14h às 15:30

Local: saída da Recepção

Público: livre

Observação: 25 vagas (inscrição na Recepção das 13h30 às 14h)

 

VISITA TEMÁTICA: Volta ao mundo

Utilizando o acervo botânico de espécies exóticas, a visita leva o grupo a uma lúdica viagem por diferentes países e culturas de onde se originam as espécies. Junto do mapa-múndi, os visitantes percorrem lugares e descobrem diferentes modos de se relacionar com a natureza e com as plantas.

Quando: dias 12 e 14 de outubro

Horário: 14h às 15:30

Local: saída da Recepção

Público: livre

Observação: 25 vagas (inscrição na Recepção das 13h30 às 14h)

 

VISITA TEMÁTICA: Yayoi Kusama e as cores

Inhotim é um lugar que exala cores e texturas. Já parou para pensar como as cores se repetem em diferentes formas? Vamos descobrir? A partir da visita à Galeria Yayoi Kusama no Inhotim, a equipe de Educação convida as crianças e seus responsáveis para criarem uma pintura com massa de modelar inspirados nos jardins e nas cores da galeria.

Quando: dias 13 e 15 de outubro

Horário: 14h às 15:30

Local: saída da Recepção

Público: crianças de 6 a 12 anos

Observação: 25 vagas (inscrição na Recepção das 13h30 às 14h)

 

ATELIÊ RUBEM VALENTIM | GALERIA LAGO

OFICINA: Meridianos e paralelos – linhas imaginárias

A abstração é uma operação da cultura onde pode-se criar representações simbólicas sobre arte e pensamento de uma maneira não literal ou figurativa. Abstrair é um exercício de imaginação a partir de uma forma e pode simplificá-la, resumi-la ou mesmo isolá-la, em busca da significância. Convida-se o público do Instituto Inhotim, a abstrair a partir de palavras surgidas em uma loteria, criando imagens e símbolos no contexto das Exposições Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim e Direito à forma.

Quando: 11, 12 de outubro

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Público: crianças de 6 a 12 anos

Observação: 25 vagas (inscrição na Galeria Lago no horário da atividade)

 

LABORATÓRIO DE MEDIAÇÃO: Investigação e experiências em fluxo

Com objetivo de criar uma ambiência educativa experimental junto aos públicos, o Laboratório de Mediação visa aprimorar a relação entre educadores e público a partir de imersões no acervo propondo um espaço de investigação e experimentação por meio de linguagens, conceitos, técnicas e materiais como estratégias de mediação. Instaurando a partir da sistematização e documentação desta experiência um produto educativo.

Quando: 13 de outubro

Horário: 10h às 12h de 14h às 16h

Público: livre

Observação: 25 vagas (inscrição na Galeria Lago no horário da atividade)

 

OFICINA: Direito a Forma – Abstrações Geométricas

Baseada nas obras de Rubem Valentim, que se utiliza de figuras geométricas, emblemas e signos para abordar temáticas religiosas e culturais, a oficina convida o visitante a pensar em suas relações cotidianas e representar aquelas que os impactam por meio de formas pré-determinadas com carimbos e tinta.

Quando: 14 de outubro

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Público: livre

Observação: 25 vagas (inscrição na Galeria Lago no horário da atividade)

 

Informações gerais – Instituto Inhotim

 

Entrada: R$ 50,00 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos, moradores do Inhotim cadastrados no programa Nosso Inhotim e Amigos do Inhotim não pagam entrada.

Entrada gratuita: Quarta-gratuita Inhotim (todas as quartas-feiras são gratuitas) e Domingo Gratuito Inhotim + B3 (último domingo do mês)

 

Localização: O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.

 

Opções de transporte regular

 

Inhotim Loja Design

A loja do Inhotim, localizada na entrada do Instituto, oferece itens de decoração, utilitários, livros, brinquedos, peças de cerâmica, vasos, plantas e produtos da culinária típica regional, além da linha institucional do Parque. É possível adquirir os produtos também por meio da loja online.

Legenda da foto em destaque:

A obra Aftermath of Obliteration of Eternity (2009), na Galeria Yayoi Kusama, é inspiração para atividade especial da Semana das Crianças. Crédito: Daniel Mansur