Setor de serviços mostra resiliência e mantém indicadores positivos

O volume dos serviços teve elevação de 0,5% no mês de maio em comparação com abril em Minas Gerais. No contexto nacional, a ampliação do setor de serviços foi de 0,1%. As informações estão na análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, realizada com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.
O estado registra crescimento superior ao visto no ano passado quando se compara maio de 2025 com maio de 2024. Este ano, verifica-se uma alta de 2,4% no volume de serviços. Entre maio de 2024 e maio de 2023, o incremento havia sido de -0,9%.
No acumulado do ano, de janeiro a maio de 2025, o volume de serviços apresentou um desempenho positivo de 0,8% em Minas Gerais. O crescimento é menos intenso que o observado no mesmo período do último ano, quando houve avanço de 3,0%.
O desempenho dos serviços no estado nos últimos 12 meses foi de 1,3%, menor do que mesmo período do ano que teve avanço de 5,6%. O indicador de volume de serviços mantém uma tendência positiva nos últimos 49 meses em Minas Gerais.
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, “o setor de serviços em Minas Gerais manteve-se positivo em todos os períodos analisados, com destaque para este mês em relação ao mês anterior deste ano, onde Minas gerais performou 0,4 ponto percentual acima da média brasileira. Ao verificarmos por atividades, os “serviços prestados as famílias” e “transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios” registrou aquecimento acima da média nacional, impulsionando o setor de serviços que detém 44,2% das vagas ativas no mercado formal, contribuindo para o mercado de trabalho aquecido e a manutenção da atividade econômica em expansão.” explica Gonçalves.
Em 12 meses, há destaque para serviços prestados às famílias, que cresceu 5,2% e representa 6,73% do peso total do indicador. Em contraste, outros serviços, com um peso próximo a 7,0%, registram desaceleração no acumulado dos 12 meses de (-9,0%).