SINEPE levará energia limpa para escolas e residências de professores, colaboradores e pais

SINEPE levará energia limpa para escolas e residências de professores, colaboradores e pais

Parceria entre a mineira Juntos Energia e sindicato de estabelecimentos particulares levará energia limpa e econômica para população

Primeiro estado do Brasil a superar a marca de 5 GW de geração de energia solar fotovoltaica, conforme dados da Aneel, e segundo maior em geração de energia solar do país, Minas Gerais tem sido um importante ponto de democratização ao acesso à energia limpa.

Fruto de parceria entre a energytech mineira Juntos Energia e o Sinepe/Sudeste MG (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino na Região Sudeste de Minas Gerais), o programa “Pacto pela Energia Limpa nas Escolas” tem como objetivo levar energia limpa e econômica para escolas e residências de professores, colaboradores e pais.

As escolas da região atendida pelo Sinepe/Sudeste MG podem se inscrever gratuitamente, e o mesmo vale para toda a comunidade – pais, colaboradores das escolas e professores. Saiba mais no link.

“A educação ambiental tem um papel social de grande importância, além de ser parte da lei brasileira. A chamada “Lei da Educação Ambiental Brasileira”, como ficou conhecida, é a lei federal nº 9.795/1999, que salvaguarda a Educação Ambiental como um direito de todos, ou seja, é um dos direitos humanos, sendo parte do processo educativo do sujeito de forma ampla. Por esta razão, é tão importante a presença de energia limpa nas escolas e como parte do processo de conscientização de toda a comunidade escolar”, ressalta o presidente do Sinepe/Sudeste, Miguel Detsi.

“A missão da Juntos Energia é democratizar o acesso à energia limpa e mais barata, compartilhando valores com todos. Essa parceria é a materialização desse nosso compromisso com a sociedade, clientes e acionistas”, explica o Diretor de Marketing  da Juntos Energia, Cleber Paradela.

Como funciona?

A Juntos Energia conecta produtores de energia limpa e sustentável aos apartamentos, casas e empresas. A energia, gerada por fazendas solares parceiras, é enviada para a rede da CEMIG, que a transmite para a escola ou para a casa das pessoas da comunidade escolar através de créditos de energia.

O Brasil é um país privilegiado em relação à incidência solar, e que olha cada vez mais para a necessidade de adotar fontes mais sustentáveis de energia. O acesso universal a serviços energéticos é um dos objetivos da ONU (Organizações das Nações Unidas) até 2030, e a energia solar é a principal aposta.

“Nós agrupamos tudo em uma única fatura e a pessoa pode acompanhar tudo pelo nosso app, sem pagar nada por essa portabilidade, que é totalmente digital. É como já acontece no dia a dia, é o mesmo tipo de conta que a pessoa recebe, nada nesse sentido muda. O que muda é a economia na conta e, claro, o uso de uma energia que respeita o meio ambiente. Não há necessidade de instalação de placas fotovoltaicas e nem incidência de taxas de adesão.”, ressalta Paradela.

Desde 2016 já é possível aderir ao sistema de geração distribuída e realizar a compensação de créditos de energia. Desde janeiro de 2022 a Lei 14.300/22 instituiu o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída. A lei regulamenta as modalidades de geração, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) e o Programa de Energia Renovável Social (PERS). A Juntos Energia é a primeira empresa a operar nesse modelo de geração distribuída do Brasil.

Correios de MG fazem portabilidade para energia limpa

Desde o ano passado, as pessoas físicas e empresas de todo o estado de Minas Gerais podem pedir, de forma gratuita, a portabilidade de sua conta de energia em qualquer agência dos Correios do estado. A iniciativa é uma parceria entre os Correios e a startup mineira Juntos Energia, primeira empresa brasileira a conseguir conectar usinas de energia solar às redes das concessionárias e oferecer portabilidade diretamente pela rede da concessionária.

A parceria tem como objetivo democratizar o acesso à energia limpa em todo o estado, além de trazer economia na conta de luz para os clientes. Para solicitar a portabilidade gratuita, basta se apresentar no Balcão do Cidadão em qualquer agência dos Correios em Minas Gerais com um documento com foto. Caso não seja o titular da conta Cemig, basta apresentar procuração do titular. A inovação foi implantada em aproximadamente 1000 agências, que receberam material de ponto de venda e sinalização. Para educar sobre o serviço,mais de 20 mil atendentes em todo o estado foram treinados sobre o serviço e energia limpa através da Universidade Corporativa Correios. Também foi realizada uma live com mais de 900 gerentes.

 

Juntos Energia Compartilhada
A Juntos Energia, energytech pioneira no Brasil na tecnologia de energia compartilhada, foi a primeira empresa a conseguir conectar usinas de energia solar às redes das concessionárias. Além de reduzir os impactos no meio ambiente e nas mudanças climáticas, a tecnologia de energia compartilhada da Juntos Energia promove uma redução significativa na conta de luz todos os meses, sem necessidade de instalações de placas fotovoltaicas ou taxas de adesão. A empresa também promove uma cadeia produtiva de ganhos,gerando renda para pequenos produtores de energia em zona rural e áreas urbanas. Em 2021, foi incorporado pelo fundo de private equity americano Alothon Group e Elétron Energy, uma das maiores comercializadoras e geradoras de energia elétrica e de gás natural do Brasil. Saiba mais:https://juntosenergia.com.br/