Operação policial em Varginha divide opiniões no Plenário

Deputada ameaçada por pedir investigação sobre as 26 mortes recebeu a solidariedade de parlamentares nesta terça (9)

operação policial em Varginha (Sul de Minas) na última semana que deixou 26 mortos e os parâmetros diferenciados para venda de ingressos para jogos do Cruzeiro e do Atlético pautaram os pronunciamentos no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta terça-feira (9/11/21). O novo aumento do preço da gasolina também esteve entre os assuntos comentados.

Sobre a operação em Varginha contra o chamado “novo cangaço”, caracterizado por ações criminais em cidades pequenas, falaram os deputados Doutor Jean Freire (PT) e Coronel Sandro (PSL). O primeiro se solidarizou com a colega, deputada Andréia de Jesus (Psol), que foi ameaçada de morte depois de defender que as circunstâncias das mortes durante a operação precisam ser apuradas.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O parlamentar defendeu, ainda, a aprovação de projeto de lei para obrigar o uso de câmeras acopladas aos uniformes dos policiais, de forma que seja possível apurar posteriormente os acontecimentos, tendo em vista operações como a de Varginha. Ele salientou que alguns estados, como São Paulo, já têm usado com sucesso o recurso e lembrou que a estratégia pode ajudar a proteger a população e os bons policiais, que terão mais facilidade para se defender de denúncias de abusos.

Já o deputado Coronel Sandro voltou a parabenizar os policiais envolvidos na operação, que chamou de “exuberante e técnica”. Ele disse que protocolou na ALMG projeto de lei para instituir o que chamou que “medalha do policial pacificador”, a ser conferida aos policiais que precisem usar armas letais e matem alguém durante operações.

A medalha seria garantida, frisou, sempre que o uso das armas for feito em observância do que prescreve a legislação. Ele lembrou que na semana passada também deu entrada em outro projeto, que visa garantir uma bonificação para os policiais que fizerem o uso letal da força nas mesmas circunstâncias.

Parlamentar pede CPI para apurar desvios na Minas Arena

Para Professor Cleiton, empresa tratou clubes com falta de isonomia – Foto: Sarah Torres

A questão da disponibilização de ingressos pela Minas Arena, concessionária que hoje administra o estádio do Mineirão, foi tratada pelo deputado Professor Cleiton (PSB). De acordo com ele, a empresa alegou que não poderia garantir a segurança da partida do Cruzeiro pela série B do Campeonato Brasileiro nesta terça (9) porque, na quarta (10), já vai abrigar o jogo do Atlético pela série A. Assim, se recusou a disponibilizar 100% dos ingressos para o primeiro, embora tenha liberado todas as entradas para o segundo.

Apontando como grave o que ele chamou de “falta de isonomia”, Professor Cleiton lembrou que já foi aprovado na ALMG uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades na concessão do estádio e na atuação da empresa. Para ele, está na hora de efetivamente abrir os trabalhos da CPI. “Quais são os interesses em estabelecer tratamentos diferenciados para os dois clubes? Por que a empresa consegue mobilizar segurança para uma partida, mas não para a outra?”, questionou.

Deputado pede nova política de preços para a Petrobras

situação econômica do País, com inflação e desemprego em alta, foi tratada pelo deputado Cristiano Silveira (PT). “O que eu vou falar aqui vai parecer notícia velha, mas é de hoje: a gasolina vai aumentar outra vez”, disse. Segundo ele, os sucessivos aumentos são resultado da política de preços da Petrobras adotada no governo Bolsonaro, que atrela o preço da gasolina ao mercado internacional. Com a alta do dólar, os valores sobem a cada dia.

Ainda de acordo com Cristiano Silveira, o Brasil  tem condições de refinar o petróleo no território nacional e se tornar autossuficiente nesse mercado. Ele acredita que isso, aliado a uma política de subsídio como a feita durante o governo Dilma, deve reduzir os preços da gasolina, que impacta em todos os produtos do mercado. “Os acionistas estão morrendo de rir, cada dia com mais lucros. Mas isso não interessa para a população que não está mais conseguindo comprar nem alimentos”, completou.

Campanha – Em seu pronunciamento, o deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania) sugeriu iniciar uma campanha para reduzir pela metade o número de políticos eleitos no País em todos os níveis, municipal, estadual e federal. A ideia, segundo ele, é reduzir os gastos para a manutenção desses cargos.

Luto – Ao longo da reunião, dois falecimentos recentes foram lembrados com um minuto de silêncio. O primeiro foi solicitado pelo deputado Virgílio Guimarães (PT) em homenagem a Antônio Valace, de Sete Lagoas (Região Central). O segundo foi pedido pelo deputado Coronel Sandro para Francisco de Assis, cidadão de Galiléia (Vale do Rio Doce).

Deputada recebe apoio do presidente da ALMG e de outras lideranças

Ainda na tarde desta terça-feira (9), a deputada Andréia de Jesus recebeu o apoio oficial da Assembleia de Minas. Em reunião com a participação de parlamentares e lideranças do movimento negro e de outras entidades, o presidente Agostinho Patrus (PV) se solidarizou com a deputada e garantiu todo empenho para que os crimes contra a parlamentar sejam esclarecidos e seus autores, punidos.

“Uma ameaça a qualquer pessoa já é um crime; já ameaçar uma parlamentar, que representa milhares de pessoas, é mais grave ainda”, declarou. Agostinho Patrus acrescentou que já foram acionadas as Polícias Militar, Civil e Legislativa, que vão garantir a segurança de Andreia de Jesus, com escolta 24 horas. O Ministério Público também foi acionado para atuar na investigação dos crimes, o que também será realizado pela Polícia Civil.

Solidariedade – Antes da reunião, foi realizado em frente à ALMG um ato em solidariedade à deputada. Participaram parlamentares que compõem junto com ela a chamada Gabinetona (mandato coletivo do Psol), a vereadora de Belo Horizonte Isa Lourença e a deputada federal Áurea Carolina, do mesmo partido. Também estiveram presentes as vereadoras da Capital Duda Salabert (PDT) e Macaé Evaristo (PT), além de outras lideranças sindicais e populares. 

Macaé Evaristo resumiu o sentimento dos participantes. “Nós, mulheres, somos maioria na população, mas minoria na política. Agora que conseguimos melhorar a representação, somos vítimas de ameaças. Uma agressão à Andréia de Jesus agride a todos nós”, disse. Em virtude da pandemia, todos os presentes deram um abraço simbólico na deputada e entoaram o bordão “mexeu com uma, mexeu com todas”. 

Legenda da foto em destaque: O deputado Doutor Jean Freire apoiou a colega Andréia de Jesus, que tem sido ameaçada de morte – Foto: Sarah Torres

Fonte: Operação policial em Varginha divide opiniões no Plenário – Assembleia de Minas (almg.gov.br)