BH: CRUZ VERMELHA SEGUE COM CAMPANHA SOS CHUVAS

BH: CRUZ VERMELHA SEGUE COM CAMPANHA SOS CHUVAS

Cruz Vermelha Brasileira – Filial MG apresenta números e urgências das doações

A campanha SOS Chuvas, organizada pela CVB-MG, precisou tomar uma proporção maior do que sua expectativa, que no início era o auxílio das vítimas de enchentes no Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas. Isso porque, desde a última semana, vários pontos de alagamento, lama e decretos de emergências surgiram em diversas cidades de todo o estado.

Por isso, a filial em Minas Gerais da Cruz Vermelha está trabalhando de forma intensa e constante a fim de captar recursos e doações para as cidades atingidas, e juntamente com a Defesa Civil de Minas Gerais, minimizar os impactos das chuvas nos municípios mineiros.

De acordo com o Boletim diário divulgado pela Defesa Civil do estado, na data de hoje (10/01/2021), são 9 mortos no estado em decorrência das chuvas, 3409 desabrigados e 13.734 desalojados.

Além disso, 145 municípios estão em estado de emergência.

As mortes ocorreram nas cidades de Uberaba, Coronel Fabriciano, Nova Serrana, Engenheiro Caldas, Pescador, Montes Claros, Dores de Guanhães, Betim e Belo Horizonte.

Urgência de doações apontam para produtos de limpeza e colchões novos

As doações estão chegando e as pessoas se mobilizando, entretanto, ainda se faz necessário a doação, principalmente de itens de limpeza e higienização, como por exemplo:

  • Vassouras
  • Rodos
  • Baldes
  • Panos de chão
  • Desinfetantes e água sanitária

Além disso, a doação de colchões novos de solteiro ou casal foi levantada como prioridade pela CVB-MG. Para receber as doações, a Cruz Vermelha ampliou seu horário de atendimento e está funcionando de 8h às 20h na Alameda Ezequiel Dias, 427, no centro de Belo Horizonte.

Além disso, depósitos bancários também podem ser feitos através do pix secretaria@cvbmg.org.br .

Atuação da CVB-MG foi pontual em diversas cidades

Apoiada nos pilares de preparação, monitoramento e resposta, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial MG está, desde o início de suas ações no SOS Chuvas Minas Gerais, atuando em diversas cidades do estado. Além disso, a CVB-MG participa do Centro Integrado de Comando de Crise (CICC) do governo estadual e do Centro de Operações da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (COP).

Dentre as ações principais do fim de semana, houve o monitoramento e acompanhamento nas cidades mais afetadas, entre elas, Brumadinho, Raposos, Sabará, Nova Lima, Distrito de Honório Bicalho, Ouro Preto, Mariana e Esmeraldas.

Em Nova Lima, a Cruz Vermelha apoiou a Defesa Civil cedendo um barco para o resgate de algumas famílias que ainda se encontravam ilhadas com as enchentes.

No momento, a Cruz Vermelha está em contato constante com a Defesa Civil de Minas Gerais e também com os municípios para encaminhar essas doações recebidas com a devida prioridade.

Quer ser um voluntário eventual para a Campanha SOS Chuvas? Saiba mais aqui!

Em situação excepcional, a CVB-MG está aceitando voluntários que desejem participar da campanha SOS Chuvas em Belo Horizonte. Nestes casos, não é necessário o cadastro ou treinamento padrão da instituição, e o voluntariado será exclusivamente para a campanha em questão.

Para participar, basta encaminhar um e-mail com os dados pessoais para voluntariado@cvbmg.org.br ou procurar diretamente a sede, na Alameda Ezequiel Dias, 427 Centro, Belo Horizonte. 

Os voluntários irão preencher um cadastro, receber instruções e farão um seguro de vida em nome da Cruz Vermelha, podem atuar imediatamente.

CVB-MG busca espaço em galpão para armazenamento de doações

Devido ao aumento significativo do número de doações, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial MG está buscando por um galpão entre 400 e 500m² para armazenar parte dos donativos que vem recebendo.

É possível a cessão ser feita à instituição tanto por pessoas físicas ou jurídicas, de Belo Horizonte ou região metropolitana, e o espaço será utilizado até o final da campanha.

Para contribuir, basta entrar em contato com a CVB-MG pelo telefone (31) 98869-1054, falar com Cristiane Monteiro.